Equilíbrio no Equilíbrio - Sefirat ha'Omer Semana 3 Dia 3 - Tiferet de Tiferet

 





Equilibrio no Equilíbrio

Justiça na Justiça


Sefirat ha'Omer

Semana 3 Dia 3 - Tiferet de Tiferet


Para Aristóteles, a Justiça é a suprema virtude social. 

Sua Ética é um modelo para a vida mundana.

Isto é, sem nenhum pressuposto espiritual. 

Compare com o amor ao próximo, da Ética de Yeshua. 

Aristóteles, certamente, elogiaria o ethos do Evangelho. 

Mas seu bom senso diria:

Se todos agissem assim, a Justiça não seria necessária. 

Sejamos justos com os que não consideramos próximos. 

Os distantes e os de quem queremos distância.

Em sua Ética, a Justiça é o penúltimo capítulo. 

O último é a Amizade ou Afeição (Philia).

Seja justo com quem não é teu amigo. 

Seja amigo com teus amigos: isto é Tiferet de Tiferet. 

Amizade é mais-que-justiça. 

Não estás sendo amigo de quem não tratas nem com justiça.  

A amizade é a expansão da justiça, como a planta da semente. 

Amizade (philia) é todo amor que não é amor de atração (Eros) nem de doação (Ágape). 

Tudo que está entre o desejo e o dever. Entre o romance e a caridade. 

Ou seja, todo amor de convivência. 

Inclui o amor de pais e filhos e de irmãos. 

É o amor em face de todos com quem integramos alguma comunidade. 

Justiça é o respeito ante quem só interagimos em sociedade. 

Para Yeshua, poém, todos somos filhos de Deus. Logo, irmãos. 

A Humanidade é uma grande Comunidade. 

Isto expande a Justiça em dois níveis 'cósmicos'

1: é dever de justiça tratar a todos como o próximo:

ou seja, ser amigo de todos. Até dos inimigos. 

2: este amor universal não é philia, mas ágape.

Amor universal ao próximo = caridade universal. 

Até porque é impossível conviver com todos. 

Mas é possivel dar o melhor a todos com os quais interagimos mesmo episodicamente. 

Para aspirarmos evangelho (Chesed de Chesed, Bondade da Bondade), sejamos dignos ouvintes de Aristóteles (Tiferet de Tiferet, Justiça da Justiça). 

Yeshua disse: Ninguém vai ao Pai (Chesed) senão pelo Evangelho (Chesed de Chesed).

Suspeito que ninguém chega à Boa Nova sem a Velha Sophia de Aristóteles. 

Para chegar ao Reino da Misericórdia e da Caridade, a via da Justiça e da Amizade. 

Tiferet de Tiferet. 


Thiago El-Chami

Nenhum comentário: