Ayin – 26º Caminho. De Hod a Tiferet


Ayin corresponde ao arcano o Diabo, do Tarot.

É o caminho da Mão Esquerda no Ocultismo.

O olho de Hórus.

Ligando Hod a Tiferet, Ayn liga o Racional e a Beleza.

É o Olhar pra si mesmo, e lapidar-se voluntariamente e rigorosamente.

É Ayin que acessamos em provas de fogo como Exames de faixa, testes, provas.

Ayin une a Mente concreta e o intuitivo. Personalidade inferior e Individualidade eterna.

Ayin Olha e vigia – é olho do pastor. É dele que emana o Orai e vigiai de jesus.

Por este aspecto de guarda, conecta-se à Vontade. Ao esforço de proteger.

Cada pessoa é um Olam Katan, mundo em miniatura

Ayin traz dois olhos unidos ao mesmo nervo óptico, imagem de uma duplicidade visceralmente unida e reconduzida à unidade. Ele unifica a dualidade bem entendida em Hod à unidade compreendida em Tiferet.

Segundo o Talmude, o bom olho de Ayin olha para Samekh, formando o acrônimo Semokh Analyim (ajudar os pobres), e é conhecido nessa modalidade como Ayin Tovah.
.
O Olho mau (Ayin Ra), torna escravo da idolatria (Avodah Zara), e atrai Yetzer Hara (impulso para o Mal), A palavra escravidão (Avedut) também começa com Ayin.

Por isto, a máxima de Jesus: ‘se teu olho direito for motivo de queda, arranca-o’. Quem arranca o olho direito de Ayin (Ayin Ha) o transforma em Vav (Mateus 5: 29), que é justamente o olho do pregador do Sábio. E o olho arrancado virará Peh, voltará pro purgatório.

Ayin também evoca miticamente o Olho de Rá: contraparte feminina do deus Rá. Força violenta capaz de subjugar inimigos. E se projeta em divindades feminias várias, Sakmed, Nut e Hator, até chegar ao olho da lua, de Hórus.


Ayin é base de triângulo pra baixo com vértice em Yesod, donde ele atravessa todas as ilusões que estejam na Quiploth de Yesod. As desnuda para as extirpar. 

Nenhum comentário: