Daath - Sephira Oculta da Árvore da Vida

Daath

Daath é a esfera oculta da árvore da vida. Está colocada num nível intermediário entre os planos horizontais Chesed-Geburah e Chocmah-Binah, situada no centro, ou seja, em pleno pilar do Equilíbrio.

Representa o fruto proibido da árvore da vida. O conhecimento do bem e do mal.

Daath é o Dragão, guardião do portal do Abismo.

Nos evangelhos, liga-se ao simbolismo do Buscai e achareis  (Mateus 7:7)

Trata-se de uma ‘Sephira’ Oculta entre Tipheret e Kether

Daath separa a percepção dual (presente nas sete esferas inferiores) da percepção uma (que se alcança ao nível das 3 esferas superiores).

Propriamente falando, Daath não é uma esfera, mas uma barreira ou limite. Um limiar a ser transposto, um abismo situado entre as sete esferas inferiores e as 3 superiores.

Significa conhecimento. Trafega entre Binah (Entendimento) e Hochma (Compreensão). E é comparada comumente com a Gnosis.

Daath está ligada ao acaso que manifesta um conhecimento oculto. Pode ser exemplificado em descobertas científicas acidentais, como as do Microondas, da penicilina, um acaso ou acidente revelador.

Tendemos a cair da Rotina de Binah. Se nada ocorrer de diferente, será sempre o mesmo padrão externo. Já Hochma é sabedoria e caos, estímulo imenso. Se captado, chega a Binah, senão fica guardado em Daath até acontecer.

Hochma é a coisa nova no contexto, a barra de chocolate. Esquecida dentro do aparelho de microondas Se Spencer joga fora a barra derretida, o saber cairia no abismo de Daath.

O iniciado olha pra cima é só enxerga Saturno. Só depois de matar o Dragão, é que o herói casa com a princesa, e se torna Rei e Rainha, com a Coroa.


No Ifá, Daath é Nanã, a portadora do saber ancestral.

Nenhum comentário: