Leveza na Tolerância - Sefirat ha'Omer Semana 4 dia 5 - Hod de Netzach


 

Leveza na Tolerância


Sefirat ha'Omer

Semana 4 dia 5 - Hod de Netzach


Vivemos na Era da Informação. 

No tempo da imprensa apenas escrita, a coisa já era absurda

uma edição do New York Times já trazia mais informação

do que uma pessoa comum teria acesso em toda a vida 150 anos antes. 

Hoje, então, com a informação digital a diferença é incalculável. 

O que é bastante curioso, pois

informações são diferenças

e dígitos são coisas com as quais calculamos.

Computadores são compostos de hardware e software. 

Hardware, a parte 'dura', material, é o aparelho e suas peças. 

Software, a parte 'leve', virtual, é o sistema e seus programas. 

A capacidade de um computador depende

do potencial do conjunto aparelho-sistema em processar dados. 

Para isto, o software precisa ser realmente soft. 

Um sistema 'pesado' não consegue ser processado pelo suporte físico. 

De maneira análoga, assim funcionamos em nossa capacidade de lidar com o mundo. 

Suportar o outro, o mundo, a vida, significa tolerar. 

Tolerância é a medida da capacidade mental, emocional, cultural de processar a diferença. 

De interiorizar e compreender a complexidade do mundo. 

Mas, se o meu código de tolerância (software) é muito complexo, ele trava.

A tolerância, para funcionar, há que ser leve.

Se me é difícil suportar a diversidade afetiva, ideológica, étnica, religiosa, que programa estou rodando?

Qual o software profundo do qual estou sendo dócil aparelho executor?

Se um haltere está pesado para mim, meu músculo não consegue processá-lo.

Ou preciso fortalecer meu hardware (meu corpo). 

Ou aquele exercício naquela condição de peso (programa) é inexecutável. 

Praticando, os músculos da tolerância se desenvolvem. 

O diferente talvez sempre cause estranheza. É da condição humana. 

Mas ele será computado, compreendido, integrado, incluído, tolerado. 

E eu irei aprender com ele, pois é o que acontece quando interiorizo informação. 

E o que irei aprender? 

Que eu também sou diferente.


Thiago El-Chami


Nenhum comentário: