A Matriz Básica: Unidade, Polaridade e Complementaridade. Tao, Yang e Yin.

A Matriz Básica: Unidade, Polaridade e Complementaridade. Tao, Yang e Yin.

Todos os grandes sistemas de compreensão espiritual da realidade (que, por tabela, são sistemas de compreensão da realidade espiritual) repousam sobre algum diagrama de desdobramento do real a partir do Indiferenciado, do Princípio Criador Incriado, do Absoluto Transcendente.

A partir deste Um Primordial, a primeira manifestação é, sem dúvida, a da dualidade cósmica fundamental, a estruturação desta Substância Infinita numa Relação Infinita.

Esta relação, porém, não pode ser a que se pode pensar ou estabelecer entre dois iguais, pois que inexistiria aí a legítima alteridade, a condição genuína de ser-outro: dois iguais são apenas duas expressões do Mesmo. Possuem uma diferença quantitativa, apenas: de número.

Ademais, seriam incapazes de ensejar qualquer coisa diversa eles mesmos, de sorte que se permaneceria na pura e simples uniformidade.
Assim, a Dualidade fundamental consiste em uma Relação Infinita de Aspectos Complementares do Um primordial. É o que os chineses souberam exprimir, a seu modo, com a idéia do Tao articulada numa Relação Infinita entre as Polaridades Yin e Yang.  –  restrição e expansão, recolhimento e manifestação

Abaixo, algumas características de Yang e Yin e de sua Relação (a explicação é de Marcelo Del Debbio):

A, Positvo e Negativo – mas sem hierarquia nem valoração. Complementaridade.

B, Nada existe em estado puro, nem em passividade absoluta.

C, Cada coisa é visualizada como seu oposto, em outro ponto de vista
.
D, Derivam do Tao.

Os chineses ilustraram Yin e Yang com os símbolos respectivos do Tigre e do Dragão. Também os associaram com a imagem das Montanhas de Jade, na China: o Céu ativo acima e as Montanhas receptivas (por ele iluminadas) abaixo.

O Famoso diagrama circular em que Yang e Ying aparece entrelaçados é o Tai Gi

Posteriormente, os dois princípios foram equiparados aos pares Sol e Lua, Céu e Terra

Como aspectos fundamentais da Relação Infinita de ambos, temos: oposição, interdependência, interconsumo mútuo, intertransformação dentre outros.


Outras culturas exprimiram esta Dualidade Fundamental com contraposições equivalentes. Os Nórdicos, por exemplo, explicavam tudo a partir de Fogo e Gelo, ao passo que Egípcios e Helênicos partiam da relação elementar de Fogo e Terra. 

Nenhum comentário: