A Totalidade Orgânica do Real: os Quatro Elementos e os Tipos Psicológicos de Jung

A Totalidade Articulada: os quatro Elementos na tradição ocultista

No estudo de quase todos os temas da espiritualidade ocidental, e em boa parte dos assuntos relacionados à espiritualidade oriental, eis que um tema se destaca: o estudo dos elementos, dos componentes radicais do Real.

A um primeiro olhar, parece, ao leitor cientificista hodierno, se tratar de uma espécie de proto-física primitiva, de um arcaísmo filosófico ou de uma explicação semi-mitológica da Natureza ou do Cosmo.

Contudo, por trás daquilo que se convencionou nomear por Terra, Fogo, Ar e Água, se esconde toda uma ontologia sistêmica e uma metafísica pluralista do real, na qual o Ser se manifesta em diferentes planos ou dimensões da realidade, que se interpenetram, comunicam e se influenciam mutuamente.

Noutra perspectiva, ainda mais importante, os elementos são vislumbrados como diferentes aspectos do homem - evidentemente, correspondentes à sua presença em cada uma das dimensões, mas que podem ser compreendidos em si mesmos, sem o necessário recurso ao estudo minucioso destas.

Assim, por Terra, se entenda o Plano Material, associados aos arquétipos de Gaia, bem como o Corpo Físico do Homem, donde as ideias de Ventre e Mãe, e as associações com o Morrer e Renaescer

O Fogo, por sua vez, está associado à dimensão do Espírito, associada arquetipicamente ao Pai Celeste, ao Céu, Trazido ao encontro com a terra. Fogo de Prometeu.

O Ar, por sua vez, representa o Dimensão Racional ou Intelectual, estando ligado ao simbolismo das Folhas e das Espadas, e no Homem ao Conhecimento e à Palavra.

Por fim, a Água representa a dimensão Emocional, como Oceano Primaz de todos os Instintos e Forças Moventes da Natureza, representado por itens como o Calice e por todos as divindades marítimas e fluviais.

Os quatro elementos, que constituem a articulação orgânica da Unidade, derivam da Dualidade Fundamental. Fogo e Terra correspondem, respectivamente, ao Yang e o Yin em estado puro (ou grande Yang e grande Yin).

Já o Ar e a Água constituem elementos intermediários, denominados respectivamente Pequeno Yang e Pequeno Yin.

Os antigos desenvolveram toda uma série de características diferenciais dos elementos, que servem para demarcar suas propriedades e relações.

O Grande Yang, o Fogo, representa Espírito, Alma, Vontade. É Quente e Seco. Corresponde ao temperamento colérico.

O Grande Yin representa a Terra. É Frio e Seco. Corresponde ao temperamento Melancólico. Diz respeito à Matéria.

O Pequeno Yang, a Razão. Ar, quente e úmido, relativo ao temperamento sanguíneo, mente voltada para o material.

Por fim, o Pequeno Yin – Água, Emocional, temperamento Fleumático, Mente voltada para o espiritual.

Aristóteles, ecoando uma tradição antiquíssima, ainda nomeia o Éter, um quinto elemento ou quinta essência, que diria respeito a realidades supra-humanas, divinas, à dimensão da Eternidade. Silenciado, porém, nas caracteriologias básicas.

Modernamente, Carl Jung associou os quatro elementos a arquétipos fundamentais descritivos de suas 4 Funções Psicológicas e dos seus 4 Tipos Psicológicos.

Assim, as Funções Pensamento-Ar e Sentimento-Água constituiriam modos de decidir
Por sua vez, Sensação-Terra e Intuição-Fogo indicariam  modos de aprender

O Tipo AR pensamento – tende a tomar decisões objetivas e lógicas.
O Tipo Água – tende a tomar decisões sob orientação de valores
O Tipo Terra – tende à viver com base na sensação concreta. Presente, agora.

Tipo Fogo – Intuição – tende a viver com base no imaterial, na Abstração. Passado e Futuro.

Uma dúvida poderia ocorrer aos estudiosos da espiritualidade Oriental: lá haveria cinco elementos e não quatro, expressos nos símbolos Terra, Fogo, Madeira, Metal e Água. Porém, tais símbolos lá não representam os constituintes da realidade, mas os padrões básicos de transformação. Tanto é assim que eles são associados aos cinco planetas básicos (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno). São, portanto, mutações e não elementos. Assunto para um outro estudo. 

Nenhum comentário: