Para Marcelo Del Debbio, ocultista e
autor de uma Enciclopédia de Mitologia, os mitos relacionados a estas quatro
divindades meso-orientais possuem um tema básico, um leitmotiv, conforme o roteiro a seguir.
Casada com Dumuzil, deus da Agricultura,
Inana vê seu esposo sequestrado por sua irmã sombria, Ereshkigal, que leva pro reino dos mortos, a terra sem
retorno.
Para o resgatar, ela, vestindo armadura
dourada, entra nos labirintos subterrâneos. A terra definha. É o inverno.
Todavia, para libertá-lo, ela terá que
adentrar nove portais, e vencer os demônios que os guardam. Tais portais estão
relacionados astrologicamente com certos astros, que correspondem aos aspectos
negativos (defeitos capitais) e positivos (virtudes) que se deve,
respectivamente, combater e desenvolver.
O mais interessante é justamente o fato
de que Lilith/Inana empregará as virtudes específicas para combater os vícios
específicos, indicando que ela desenvolverá o aspecto luminoso daquela
potencialidade simbolizada astrologicamente, de modo a superar o aspecto
sombrio.
1 - O Portal da Lua. Regido pelo Demônio da preguiça.
Para Tomás de Aquino, a preguiça possui
as seguintes ‘filhas’ ou manifestações:
a) O Desespero
b) Pusilanimidade para trabalho árduo
c) Divagação da mente nos prazeres
exteriores
d) Torpor
e) Rancor contra os que querem nos
elevar
f) Malícia, no sentido específico de
desprezo dos bens espirituais
g) Indolência, ou preguiça dos esforços
físicos em especial
Para
vencê-la, Lilith usa a Humildade. Fazer sem esperar
reconhecimento ou recompensa. Agir sem se apegar aos frutos do seu trabalho.
2, O Portal de Mercúrio. Guardado pelo
Demônio da Inveja
Tomás de Aquino atribui as seguintes derivações
ou expressões à inveja
a) Exultação da adversidade, diminuir a
glória do próximo
b) Detração
c) Ódio
d) Aflição pela prosperidade
e) Fofoca
Para derrotar o demônio da inveja, Lilith
usa a paciência – que não é o esperar quieto (não necessariamente), mas o caminhar
no seu próprio ritmo. Sem olhar o passo alheio.
3 - O Portal de Vênus – Regido pelo
demônio da Luxúria
Ainda segundo Aquino, a Luxúria se
manifesta como:
a) cegueira da mente – não vê as coisas
espirituais pela sedução das materiais
b) amor de si egoísta – buscar o prazer
pelo prazer é amar as sensações, e pois, somente a si
c) ódio de Deus – Bem supremo,
incompatível como a adoração ao bem sensorial do prazer
d) apego ao mundo – como fonte de toda
alegria na forma do prazer
e) inconstância – não perseverar nos
esforços pela pressa de chegar ao gozo
f) irreflexão – agir por impulso movido
unicamente pelo prazer
g) precipitação – entregar-se
afanosamente às coisas do mundo
h) desespero – desistir de todo
propósito mais elevado por causa do prazer
Para derrotar a Luxúria, Lilith usa a
Temperança, que é um equilíbrio de razão e emoção, bem representada pela
balança de causas e efeitos
4 - Centro do labirinto – Portal do Sol. Regido pelo demônio do Orgulho
Tomás de Aquino atribui os seguintes
trejeitos ao Orgulho:
a) Jactância, ostentação, vanglória –
gabar-se de seus próprios méritos
b) Pertinácia – obstinação em algo pela
simples ideia de se achar o melhor ou em posse da verdade
c) Hipocrisia – Aparentar ser o que não
se é
d) Desobediência – contestar ordens
justas em face de um exagerado conceito de si mesmo
e) Presunção – Achar-se capaz de mais do
que se pode realmente
f) Discórdia – Combater o outro pela
simples afirmação de si
g) Contenda – Disputar a superioridade
com outrem
Para vencer o Orgulho, Lilith usa
magnanimidade, brilho de ser quem é, brilho igual ante todos. Dar de si,
dadivosamente, sem ostentação, pelo dever de repartir a luz, sem achar com isso
que os demais sejam destituídos dela.
5 - Portal vermelho de Marte – Ira
Aquino vislumbra as seguintes
manifestações da Ira
a) Insulto – violência verbal motivada
pela raiva
b) Perturbação – perda do controle das
emoções e dos atos
c) Indignação – perder a atitude digna
na situação em face da revolta
d) Clamor ou Queixa
e) Rixa – Ira sistemática contra alguém
f) Blasfêmia – Ira contra a divindade
No Portal da Ira, Lilith perde parte de
suas armas e armaduras. A princípio, vê-se nisto uma derrota, mas logo se nota
tratar-se de uma depuração ou desbastamento de camadas da armadura egóica,
necessárias para adentrar níveis mais profundos.
6, Portal de Júpiter – regido pelo
demônio da Gula
A gula não se manifesta somente na
expansividade no comer, mas em outras desmedidas. Aquino traz o seguinte
elenco:
a) Loquacidade desvairada – excesso no
falar
b) Imundície – em razão da preocupação
com excessos materiais. Descuido com o corpo
c)
Alegria néscia – desordem do pensamento e emoções, associada ao beber.
d) Expansividade debochada
e) Embotamento da inteligência –
turvamento do pensar pela glutoneria ou bebedeira.
Para o combater, Lilith emprega a
Caridade – o que fazer com que te sobra.
Caridade Física, Mental, Moral,
Voluntária. Associada aos Quatro elementos.
7 - O Portal de Saturno – Dragão negro –
Set, Saturno, Satã. Demônio da Avareza. Prova a Fé.
A avareza, para Tomás de Aquino, tem
como expressões:
a) Mentira – distorção da verdade por
apego aos bens materiais
b) Perjúrio – juramento falso por
interesse
c) Traição – também motivada pelo
egoísmo
d) Fraude
e) Inquietude – afã de juntar, ganância
f) Violência pra tomar bens alheios
g) Dureza do coração – incapacidade de
ver a necessidade do outro, para não ter que dar
Lilith se vale da castidade para
combatê-la. Não sexual, mas espiritual. Manter-se puro, fiel à sua luz. Ser
testado na sua fé.
Por isto mesmo, ao Fim do Labirinto,
Lilith está nua, a armadura era o ego. Resgata seu marido e retorna trazendo o
apogeu da primavera.
No Egito, virará a história de Ísis.
Ísis recolhe os pedaços do amado. Mas falta
o pedaço do falo, ela recorre a Toth, que permite, ela sendo viúva, ser mãe
virgem, de Hórus, Marte.
Na Grécia, terá correspondências em
Hércules e Jasão, arquétipo do herói solar em vez de heroína solar
Na Idade Média europeia, culminará na
história de Arthur.
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