Anaximandro: a Physis como Archè, e a Archè como Apeiron


       Discípulo de Tales, Anaximandro nasceu por volta de 610 a.c., e morreu no mesmo período que o seu mestre. Também astrônomo, lhe são atribuídos feitos como a invenção do relógio de sol (gnomon), o estabelecimento do zodíaco seguido até hoje, as primeiras medições de distâncias entre estrelas e cálculos de suas magnitudes, e a confecção de um mapa do mundo habitado. Propôs que a vida surgiu na água, e que aos poucos, os animais conseguiram passar à terra, tendo o homem surgido a partir do peixe. Também foi político influente, tendo liderado a expedição que emigrou de Mileto para a Apolônia, para lá fundar uma cidade. A descoberta arqueológica recente de uma estátua aponta que ele era um herói local. Deixou um livro, “Sobre a Natureza” , primeira obra filosófica, que se perdeu.

       Seguindo a mesma tendência de Tales em procurar uma ordem comum para o mundo natural e humano, Anaximandro dará um grande passo adiante em relação ao seu mestre. Sua tese principal é esta: a Physis, ou seja, a realidade oculta das coisas, é “Arché”. Arché, em grego, significa princípio, origem, matriz, lei. De arché derivam as palavras “arcaico”, “arquétipo”, “monarquia” (mono-archia), todas com o sentido de algo originário, fundamental, que rege. Anaximandro dirá que esta Physis-Archè, ou seja este princípio oculto, é uma Lei de Destino e Justiça (em grego “Moira” e “Diké”). Para que se entenda a grande revolução efetuada por Anaximandro perante Tales, podemos ilustrar com o seguinte exemplo: a alma pode ser considerado a Physis do corpo físico (e o foi, tempos depois): aquilo que é oculto, mas garante a conservação e funcionamento. Já a Arché proposta por Anaximandro está para o mundo natural como o espírito está para o corpo físico e para a alma: é uma realidade também oculta e que se expressa naqueles dois, mais que os ultrapassa em magnitude e constitui-se em uma realidade outra, paralela, totalmente diferente, como princípio inteligente distinto do princípio vital, embora a ele relacionado. 

       Partindo desta idéia, Anaximandro chega à conclusão de que o princípio das coisas não pode ser a água, nem qualquer coisa que se manifeste fenomenicamente no mundo natural, pois tudo o que existe, possui um oposto, e o elemento úmido de Tales possui como oposto o seco.  E ele vai mais longe: tudo que surge, ou seja tudo o que vem a ser como fenômeno, está fadado pela Lei do Destino e da Justiça a desaparecer. Portanto, o princípio de tudo em geral não pode ser nada em particular, pois tudo que existe tem uma qualidade, e toda qualidade tem seu oposto. Mas então, qual é esse princípio?

       Anaximandro chega a uma grandiosa conclusão: se o princípio das coisas não pode ter qualquer qualidade, determinação, ou limite, que os gregos chamam de “péras”, ele é o A-peiron, isto é, o In-finito, In-determinado, I-limitado. Mas, como é que o Infinito ou Indeterminado oculto gera as coisas determinadas, como o princípio oculto gera as manifestações no plano dos fenômenos? Anaximandro diz que isto se da através de seu movimento infinito e cíclico, o qual faz surgir e desaparecer infinitos mundos ou universos (kosmos) com seus fenômenos e opostos, eternamente.

       Há, ainda, um importante detalhe: como o Apeíron ou Infinito é a própria Lei de Destino e Justiça, todo ser finito é, por ser limitado, injusto. Todo dualismo entre opostos é uma forma de luta, e pois, de injustiça de modo que a Justiça é a pacificação dos opostos no Infinito, sua reintegração neste. Por isso, todo nascimento é também uma injustiça, a ser expiada com o futuro aniquilamento, numa espécie de versão grega do pecado original, talvez inspirada no orfismo, que considerava a queda do espírito na matéria uma expiação. O Apeíron, em si mesmo não nasce nem envelhece: é sempre jovem, intrigante afirmação que Lao-Tsé fizera a respeito do Tao, o qual, aliás, lembra o Apeiron.      

Nenhum comentário: