Heráclito 1. Da Physis ao Logos


     Embora jônico (Éfeso era uma cidade da Jônia), Heráclito não se filia imediatamente à tradição naturalista de Tales, Anaximandro e Anaxímenes; seguirá uma linha própria, sendo um dos mais influentes filósofos pré-socráticos, não só entre os gregos, mas até os dias de hoje. Viveu entre 540 e 470 a.c., nasceu em uma família real, e destacou-se por um caráter intempestivo, polêmico, mas melancólico. É conhecido pelos epítetos:  “o chorão” , e “o obscuro”. Criticava os poetas e filósofos de seu tempo, e os de outrora. Sem ter mestre, também escreveu um livro “Sobre a Natureza”, em estilo conciso e aforismático, o qual depositou aos pés do oráculo de Delfos.

     Heráclito defrontará, como todos os seus predecessores Jônicos e Pitagóricos, o magno problema da relação da Unidade com a Multiplicidade, do Princípio originário com os elementos derivados, da Realidade oculta com as manifestações fenomênicas, da ordem ou permanência em meio ao fluxo ou mudança. No entanto, o abordará sob uma perspectiva absolutamente nova. Para seus predecessores, tratava-se de investigar a Physis que se esconde nos fenômenos, de revelá-la, trazê-la à luz do dia. Heráclito, no entanto, percebeu que a sabedoria, enquanto distinta do conhecimento dos fenômenos, não é fruto da observação do mundo, mas da auto-investigação. Por isto, ele assim resume sua vida: “procurei-me a mim mesmo”.


     Ao entender busca da sabedoria como busca interior, ou seja, como reflexão, Heráclito de Éfeso descobriu o seguinte: se a observação do mundo através dos sentidos não traz a sabedoria, só o pensamento pode trazê-lo. E, se somente o pensamento pode revelar a Physis, trazê-la à luz, isto significa que há uma relação profunda entre a sabedoria e a revelação iluminadora do pensamento. Assim, o eixo de sua filosofia se desloca da Physis em si mesma para a revelação ou iluminação desta Physis no homem e para o Homem. E há uma palavra grega que designa tal revelação iluminadora: Logos. Logos é um termo plurissêmico, que designa tanto palavra como pensamento, linguagem, discurso e razão, embora em sentidos muitos distintos dos atuais. Portanto, Logos é a palavra ou pensamento que revela a Physis ao homem, que a traz à luz do dia. 

Nenhum comentário: