Livro dos Espíritos. Introdução. 4. O espiritualismo grego em geral.



Fazer o inventário das diversas concepções do termo alma, na história da humanidade, seria tarefa espinhosa e mesmo impraticável. Não obstante, é possível salientar alguns pontos principais, a partir de uma seleção condizente com os propósitos do estudo filosófico do LE.


Neste sentido, é interessante que se colha material em fontes espiritualistas as mais variadas, não somente na História da Filosofia, mas também no espiritualismo de índole mística ou mesmo religiosa.


O primeiro horizonte civilizatório espiritualista crucial para o Ocidente, tal como ele veio a se desenrolar historicamente, foi decerto o mundo helênico. Formado por troncos étnicos heterogêneos (éolico, dórico, jônico), com componentes culturais os mais diversos, do matriarcal ao patriarcal, do nomadismo ao sedentarismo, do eixo agrícola-pastoril ao comercial e marítimo, eis que o povo grego herdou e reelaborou uma complexa visão de mundo na qual se verifica um espiritualismo de índole multifacetada.


A princípio, note-se que os gregos, nos chamados séculos de fundação, estavam próximos daquilo que hoje se chama de panpsiquismo, isto é, da ideia de que toda a realidade possui um princípio mental imanente, aquilo que hoje denominaríamos uma consciência subjacente, ficando em aberto decidir se um tal elemento tinha ou não natureza espiritual.


Este panpsiquismo oscilava, desde a concepção mitológica de Gaia ou Geia, uma espécie de “Alma do Mundo” (a Terra enquanto esposa de Urano, o céu), indo até à tese da existência de uma certa individualidade psíquica em cada ente ou coisa: tudo está cheios de “deuses”, dizia Tales de Mileto.


Além disso, observe-se que, paralelamente, havia uma certo vitalismo nesta concepção de mundo, ou seja, havia a crença de que toda a realidade estava, de algum modo, viva, permeada por um princípio vital.


Veja-se que princípio vital é, justamente, uma daquelas acepções do termo alma encontradas por Allan Kardec em sua apuração preliminar da questão na introdução ao LE. Ela condiz com o étimo da palavra anima (psyche, em grego), que alude às ideias de hálito, alento, vitalidade. Alma, nesta perspectiva, é aquilo que anima, que torna um corpo animado, isto é, capaz de movimento espontâneo, autônomo, em contraste com o objeto inerte, movido por ação de agente ou força externos.


A completar este quadro, registre-se que havia um efetivo espiritualismo nesta visão de mundo, isto é, uma crença de que a realidade possuía um princípio espiritual imanente, variando as concepções acerca do modo pelo qual este se articularia com os elementos psíquico e vital, não faltando quem o visse identificado ou mesmo reduzido a um daqueles dois.


Lembre-se, porém, que a noção de espírito era abrangida pela palavra pneuma, a qual originalmente significa “ar, sopro, vento”, tal como expressa bem o correlato latino spiritus.


Aliás, duas observações merecem aqui ser postas em realce:


a) As ideias de alma e espírito possuem uma referência metafórica comum (a ideia de ar, sopro, alento, vento), embora com inflexões diferentes;


b) Esta proximidade, e no entanto distinção, se repete em diversas línguas, por exemplo: no grego (pneuma e psyche), no latim (spiritus e anima), no hebraico (ruah e nepesh)


Obviamente, deste pano de fundo relativamente penumbroso, eis que se desdobram ideias mais precisas e visões mais particularizadas, cuja descrição indicativa será feita nos próximos estudos.

Nenhum comentário: