A Lua – aspectos míticos, astrológicos e cabalísticos


A Lua é Astro mais próximo da Terra e, por isto, representa esotericamente o elemento mais próximo do plano material.

Assim, se a Terra representa corpo físico e o plano material, a Lua representa o plano astral em geral. E, no homem em particular, o subconsciente ou inconsciente em seu primeiro nível, pessoal.

Simbolicamente, a Lua é a Imagem celeste da Terra. A ela se assemelha, mas em um plano mais alto, do mesmo modo que o Astral recorda enormemente o plano Material, embora seja este que lhe seja posterior e parcialmente derivado.

A Lua, obviamente, regula fluidos, marés e grandes ciclos da Natureza, sobretudo os relacionados ao elemento líquido – mar, rios, sangue, linfa, hormônios.

Preside a noite.

Corresponde ao arquétipo Católico da Mãe Maria, a mãe divina.

Na cosmogonia africana, a Yemanjá.

Reflete o sol. Recebe a luz espiritual e a projeta no plano físico.

No Egito, é Ísis, deusa iniciadora, jornada em busca do Sol. Mas também se liga a Bastê, deusa egípcia dos gatos, do astral (gatos enxergam o astral), feminilidade e intuição.

Também está associada ao arquétipo das deusas caçadoras – o arco da lua forma o arco e flecha. Ártemis e Diana. Feminino ativo, que gesta, que caça.

Grande mãe. Gestar ligado a busca ou vontade (fogo), a emoção ou relacionamento, (água), a projeto ou trabalho (ar), a criança (material).

Conecta-se também com todas as Princesas – vai em direção ao sol, será resgatada pelo cavaleiro solar. Casamento alquímico. Caso, por exemplo, de Andrômeda e Perseu.

Está relacionada a um dos aspectos da Inteligência – Circe, Psique, Hécate, Selene, Bruxas do sagrado feminino em busca do intelecto.

Por isto, embora represnte Yesod, em soma com HOD indica a Criatividade.


Na cosmovisão hindu, rege Svadistana ou o Chacra Umbilical, que se liga com a criatividade.

Nenhum comentário: