Filosofia na Fêra

Todo dia é dia de FÊra, Minha vó já me dizia
E foi nessa brincadeira Que eu fui parar um dia

Numa tal de Br 324 antes de Cristo
E rolou uma treta que eu nunca antes tinha visto

Ainda não tinha Ana, e nem Ana era Santa
Mas não sei como a muvuca era em Feira de Santana
A Estação não era Nova. E uma faixa lá dizia:
Se aprochegue povo: é a Fêra da Filosofia!

Os filósofo vendendo suas ideia na pracinha
Gente doida, ideia doida, Deus do céu, é o que mais tinha
A coisa era tão louca, ó dona moça me deixe
Que eles se ocupavam mais em bater boca
Do que em vender seu peixe!

Na primeira barraquinha, um velho com ar de mágoa:
Esqueceram dele: era o tal do Tales do Olhos dágua!

Anaximandro do Espeto com o churrasco de Apeirón
E seu pupilo Anaxímenes esculhambando: não tá bom!

Pitágoras com a sua música divertindo a molecada
Parmênides vendendo o ser, sempre a troco de Nada!

Heráclito fazendo todo comprador de otário
Pois na hora de pagar, já mudou, tava mais caro!

A galera da muamba tava ali num entra e sai
Era a turma dos Sofistas que veio do Feiraguay

Sócrates da passarela vendendo sabedoria
Mas era tanta pergunta que o comprador desistia

Platão do Alto do Cruzeiro vendendo um troço profundo
Mas você paga primeiro, e só recebe no outro mundo

Aristóteles  do Tomba, lucrando no fino trato:
O que eu vendo tem potência, venha receber no ato!

Diógenes da R Carvalho propondo um lance incomum:
Se a coisa tá barril, pode vir que eu compro um!

Epicuro danadinho só na chepa e na carona
Curtindo no sobradinho com os mano, as mina e as mona!

A manhã já foi passando, sol batendo na moleira
E a galera da Europa cristã chegou na Feira!

Com um trocadilho infame, um frade dos capuchinhos
Venha experimentar um Santo Tiragostinho!

Do lado, o Tomás de Aquino, mestre da venda casada
Vendendo Fé com Razão, meu irmão, ou tudo ou nada!

Já tava faltando carne... e o centro de abastecimento
Mandou em peso a galera boa do Renascimento

Veio uns brother cientista, da Rua Nova e dos Palmares
Com um tal de Newton lá do observatório antares!

O cliente tem razão, se pensou está pensado
Disse em Meditação o René do Carteado!

Baruch da Barroquinha disse: a coisa não tá prosa
E um judeu nos deu, de graça, a Ética de Spinoza!

Um cara bem liberal, estiloso e chei de truque
Vendendo relógio inglês... qual o seu nome? John Locke!

Dois empiristas na lombra divertindo a platéia:
Um disse: tudo é impressão. O Outro disse: é ideia...

Vendendo droga pesada, sintética e viciante
Escondido lá na esquina Manoel o trafiKant!

Junto com ele uma turma bem sinistra do Alemão
E a turma do Conceito, que vem lá da Conceição

Lá do centro industrial, chega a turma da invasão
Uma faixa: compre a sua foice, venha pra Revolução...

Enquanto, da Santa Mônica, a turma lá da Direita
Diz: feira livre é um Mercado, deixa que tudo se ajeita!

Já estava anoitecendo, e eu tive que abrir o gás
Mas a Feira não acaba... vem que amanhã tem mais!

Nenhum comentário: