Crença na existência dos espíritos mas sem comunicabilidade: ignorância de sua natureza.
Suposição errônea de que seres imateriais não podem atuar sobre a matéria.
Confusão de imaterial com abstrato, vago ou indefinido.
Quanto ao espírito encarnado: o espírito como principal e o corpo como um acessório, uma veste.
A existência de um segundo involúcro, uma segunda veste semimaterial: o perispírito.
[recorde-se que, à época de Kardec, considerava-se fenômenos quais a eletricidade, o magnetismo e outros que hoje nomeamos como energias e campos, como sendo realidades semimaterais. Falava-se em matéria elétrica, fluido magnético... E, mesmo hoje, que já empregamos nova terminologia, ainda guardamos expressões que aludem a esta associação da energia com algo líquido ou vaporoso, isto é, como algo não-sólido: é o caso da expressão "corrente elétrica", por exemplo.]
A sobrevivência do perispírito à morte do corpo material.
O perispírito tem forma humana.
O perispírito é um corpo fluídico, vaporoso.
Apesar de invisível e intangível, o perispírito possui algumas propriedades da matéria
Assim como os fluídos movem as máquinas, o corpo fluídico do espírito atua sobre a matéria.
O perispírito é formado de matéria como a elétrica ou tão sutil quanto esta.
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