Medicina Vibracional - Prólogo - A quíntupla articulação estrutural

Gerber começa a apresentação da sua obra esboçando uma tripla relação biunívoca:
função <=> estrutura <=> química.

Trata-se de uma homologia ou correspondência entre os níveis biológico (função), físico (estrutura) e químico.

Esta articulação implica tanto um paralelismo quanto uma influenciação causal recíproca. Paralelismo, na medida em que determinados fenômenos globais de manifestam simultaneamente de forma biológica, física, química. Influenciação, em virtude do fato de que cada um dos planos pode provocar efeitos nos demais.

O autor fornece um exemplo interessante desta articulação. Para ele, no terreno da neuropsiquiatria, o uso de correntes de baixa energia (ação física) pode ter efeito semelhante ao uso de substâncias estimulantes (químicas), chegando a repercutir em fenômenos biológicos, como a regeneração de leucócitos. E afirma que o mesmo caminho pode ser percorrido em sentido inverso.

Outra comprovação desta interação causal recíproca se encontraria na famosa Lei de Wolf: quando um osso sofre tensão não-uniforme prolongada, criará compensações estruturais em tamanho e densidade, de modo a compensar a resistência. Ação do físico sobre o biológico.

Completando esta relação em sentido contrário, Gerber destaca o caráter piezelétrico das fibras e do colágeno, dando-lhes um papel interessante na fixação de campo eletrostático que distribui íons e colóides via fluxos corporais para as áreas a calcificar.

A partir desdes dados, ele lança uma hipótese de trabalho: tensões energéticas mais sutis podem ensejar fluxos igualmente sutis.

Uma manifestação disto se encontraria no feedback: a mente pode controlar funções corporais como a dor ou mesmo a temperatura da pele. E pode curar.

Outra aplicação se encontra na psicoterapia: estados mentais repercutem em estados químicos, e vice-versa.

Com base nestes novos elementos, Gerber expande o modelo para uma quíntupla articulação:

Função<=>Estrutura<=>Química<=>Campo eletro-magnético<=>Campo sutil

A partir daí, ele estabelece um importante axioma: a homeostase de cada um dos elementos desta equação é promovido pelo nível subsequente à direita. Assim, o nível estrutural equilibra o funcional, o nível químico harmoniza o estrutural, e assim por diante.

Como concretização técnica desta articulação, Gerber indica o aparelho Voll Dermatron, que indicaria remédios homeopáticos para o paciente a partir de monitoramento vibratório.


Nenhum comentário: