Apometria - 3. Como surgiu a Apometria

 

Segundo o médico José Lacerda, tudo começou no ano de 1965, quando um senhor chamado Luiz Rodrigues, natural do Porto Rico mas radicado há anos no Rio de Janeiro, apareceu no Hospital Espírita de Porto Alegre com uma técnica por ele denominada hipnometria.

Tratava-se de uma técnica médica e anímica (nem espírita e nem mediúnica, pois). Consistia em induzir hipnoticamente o paciente, através de pulsos magnéticos, ao desdobramento, conduzindo-o a um Hospital Espiritual para ser diagnosticado tratado por médicos desencarnados. 

O senhor Rodrigues dizia não professar a doutrina Espírita.


O médico Lacerda resolveu testar a técnica mediunicamente, no mesmo dia, com sua esposa (médium). 

Verificando o êxito do procedimento através de diversos experimentos controlados, com médiuns diferentes e em situações diversas, trabalhou no estabelecimento das regras fundamentais da técnica, rebatizando-a com o nome de Apometria, por não envolver necessariamente o transe hipnótico: ele descobriu que os pulsos magnéticos dirigidos pela vontade firme eram capazes de induzir o desdobramento do indivíduo, ainda que este não entrasse em estado hipnótico, e mesmo que este conservasse a consciência em estado normal. 

Nenhum comentário: