Apometria - 8. Em toda mediúnica ocorre desacoplamento

 

Por fim, registre-se que o desacoplamento conduzido pelo Doutrinador, na técnica apométrica, também se verifica cotidianamente nas reuniões mediúnicas tradicionais. A única diferença está em que este é realizado pela Espiritualidade Superior sem participação direta dos encarnados.
Assim, a distinção entre a Reunião Mediúnica tradicional e a Reunião Mediúnica apométrica, no tocante ao item específico do desacoplamento perispiritual dos médiuns, não significa a oposição entre ‘’reunião com desacoplamento’’ versus ‘’reunião sem desacoplamento’’, mas entre modos de efetuar esta operação: no primeiro caso, com comando do Doutrinador (obviamente, orientado pela equipe espiritual da casa), e no segundo caso com toda a operação ficando a cargo da Espiritualidade.

8.1. Em qualquer modalidade, é sempre a Espiritualidade quem faz o processo


Em ambos os casos, porém, a operação de desacoplamento será sempre efetuada pela Espiritualidade; na Apometria, o dirigente apenas deflagra verbalmente o momento em que ela ocorre, ao passo que na Mediúnica Tradicional isto ocorre sem comando verbal.
E, antes que se veja a condução deste passo como algo que não deveria ficar a cargo do dirigente/doutrinador, basta lembrar das preces de abertura e encerramento. Elas são realizadas pelos encarnados (pensamos que a ninguém ocorra exigir que sejam feitas por espíritos em comunicação); e o fato de que encarnados as façam não significa coação ou ingerência no trabalho da Espiritualidade. É simples marco organizatório que a Espiritualidade observa e respeita mais por necessidade nossa do que dela.
Portanto, o desacoplamento dos médiuns é operação rotineira, cuja sincronização com a atuação dos encarnados cumpre importante papel de garantia de eficácia da operação, pelo que se torna bastante salutar que o dirigente possa assumir o controle desta tarefa.

8.2. Uma diferença de layout


Em face disto, a única diferença realmente no layout das reuniões mediúnicas tradicionais e apométricas (quanto a este item específico) se dará quanto ao momento em que o desacoplamento se fará.
Se o dirigente o deflagrar na abertura dos trabalhos, os médiuns serão desacoplados sincronicamente.
Se não houver o comando verbal, eles serão desacoplados:
a) ou sincronicamente, mas sem que os encarnados percebam, por decisão da Espiritualidade;
b) ou cada qual a seu tempo, conforme os Mentores que trabalharem com cada médium executem individualmente a operação.

8.3. O desacoplamento sincronizado de todos os médiuns. Sua importância.


O recurso trazido pela Apometria, a saber, o de efetuar o desacoplamento dos médiuns no início dos trabalhos, e através de contagem de pulsos magnéticos pelo dirigente encarnado, possui grande utilidade para a prática mediúnica.
Há duas vantagens básicas: a de haver sincronização, e a de os encarnados saberem o momento exato em que o processo ocorrerá.
A vantagem de se efetuar o desacoplamento sincronizado dos médiuns está na simplicidade e na potencialização da operação.  É mais simples, porque todos os médiuns se desdobram num único ato executivo. E há potencialização porque o campo magnético deflagrado pelo dirigente com a contagem e os pulsos permite à Espiritualidade desdobrar os médiuns em níveis mais profundos.

8.4. Um exemplo de sincronização fundamental: a prece de abertura.


Imaginemos se, no início da reunião, cada membro fosse se concentrando a seu tempo, fazendo a sua prece particular de início: seria um verdadeiro caos, não é mesmo?
É evidente, pois, que a prece efetuada por um dos presentes facilita a concentração de todos, e faz com que todos saibam, simultaneamente, quando de fato começou a reunião.
Por outro lado, a prece efetuada por um e dinamizada pela atenção dos demais agiganta-se pelo mecanismo da ressonância: os demais presentes farão o mesmo papel que a cavidade acústica do violão, aumentando o efeito inicial, tornando a vibração “mais alta’’.

8.5. O triplo fator de sucesso do desacoplamento sincronizado


No caso do desacoplamento perispiritual, a intensidade do campo magnético deflagrado pelo dirigente, com a contagem verbal, aumentada pela concentração do grupo e arrematada pela ação da Espiritualidade, facilitará a realização da operação, com menor esforço das equipes espirituais, e menor desgaste do médium.
Portanto, são três os fatores a colaborar paralelamente para a eficácia da operação:
a) o campo magnético deflagrado pelo dirigente dos trabalhos;
b) a concentração de todo o grupo (não só dos médiuns) na operação que está sendo feita no momento
c) a ação da Espiritualidade (que, na reunião tradicional, acontece sozinha, sem os dois primeiros itens

8.6. A vantagem da auto-preparação.


Soma-se ao que foi dito a vantagem de o médium saber o instante exato do desacoplamento: afinal, a sua concentração ajuda os outros, mas principalmente ele mesmo. Até nas coisas rotineiras da vida é assim: faz diferença (inclusive fisiológica) saber o horário em que sairá o almoço. Assim como o soar da sirene prepara nosso corpo para almoçar, a contagem e os pulsos magnéticos preparam nossa mente e nosso períspirito para o desacoplamento.

8.7. É técnico, e científico, é eficiente: mas não é mágica.



Evidentemente, a Apometria não significa apanágio mágico, e nem o dirigente apômetra terá nos pulsos e na contagem uma varinha de condão: se o dirigente não estiver preparado, se os médiuns não estiverem habilitados para o desacoplamento, se faltar o devido amparo espiritual, ou se o dirigente tentar determinar a seu bel-prazer o processo sem buscar a orientação espiritual para o fazer no momento exato, nada acontecerá. Haverá apenas uma contagem numérica vã, e uma ilusão de procedimento sem nada real acontecendo de fato.

Nenhum comentário: