Ontologia: sua relação com a Metafísica, com os demais ramos da Filosofia e com as Ciências

           A Ontologia se relaciona estreitamente com a Metafísica. Em primeiro lugar, pela própria origem da expressão Metafísica, título dado aos tratados aristotélicos que cuidam da Filosofia Primeira e que, na edição das obras de Aristóteles por Andrônico de Rodes, no século II antes de Cristo, foram colocadas ‘depois dos tratados de física’ (to meta ta physika)[1]

            Porém, a afinidade vai mais adiante, e diz respeito à própria natureza da Metafísica: ela consiste, fundamentalmente, em uma ontologia do não-físico, que pode ser entendido de diversas maneiras, conforme a perspectiva: como supra-sensível, imaterial, espiritual, abstrato, em conformidade, certamente, com o conceito de físico apresentado pelo pensador.

          Por certo, nem todas as ontologias incluirão em seu bojo uma metafísica: desde Demócrito e Leucipo[2], há pensadores que só consideram como real o que está aí, fisicamente acessível.

            De igual sorte, a ontologia se relaciona com todos os campos do pensamento filosófico. Há um pensar do ser, por exemplo, na filosofia social[3] ou jurídica[4], só para dar alguns exemplos.

            Também quanto às ciências, a preocupação ontológica estará presente. As diversas ciências se diferenciam entre si por objeto e método: deste cuida a Epistemologia, aquele é assunto da Ontologia. Afinal, um biólogo, um físico, um matemático sempre partirão, em suas pesquisas, de uma certa concepção da vida, da matéria, do número – ainda que nem sempre esta compreensão esteja tematizada explicitamente ou plenamente consciente para o próprio pesquisador.


[1] Sobre isto, ver LOUX, Michael. Metafísica – uma introdução contemporânea. Resumo por Osvaldo Pessoa Jr. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/df/opessoa/TCFC3-06b-Loux-12.pdf. Acesso em: 20 de julho de 2013.
[2] DEMÓCRITO E LEUCIPO. In: Pré-Socráticos. Vários Tradutores. Seleção de Textos e supervisão: José Cavalcante de Souza. São Paluo: Nova Cultural, 2000, pp. 283-308.
[3] Ver, no tocante ao tema, a obra fundamental de LUCKAS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social. Trad. Lya Luft e Rodnei Nascimento. São Paulo: Boitempo, 2010.
[4] Conferir, REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 20ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2002, Parte IV “Ontognoseologia Jurídica”, pp. 285-309.

Nenhum comentário: