As Razões de Aristóteles 25 - Argumentação, silogismo e dedução

No estudo das relações entre apodítica e dialética, enquanto formas de argumentação, é interessante efetuar o inventário dos elementos em comum. Neste sentido, duas noções importantes se destacam: as de silogismo e de dedução.

Silogismo é um encontro de logoi, de proposições ou discursos. Trata-se de uma forma de raciocínio, na qual, segundo a simples e certeira definição de Aristóteles, “postas certas coisas, outras coisas derivam das primeiras”.

A forma clássica do silogismo é aquela que possui três termos, dos quais dois são as premissas, dadas de antemão, e o terceiro é a conclusão, que deriva da síntese das duas.

Apodítica e dialética se caracterizam por partilharem do silogismo em suas operações argumentativas. Evidentemente, haverá espécies silogísticas próprias a cada um destes modos de pensar; mas esta comum partilha aponta para uma essência lógica comum a ambos os dois.

O mesmo se diga quanto ao procedimento dedutivo. Apodítica e dialética se utilizam da dedução, justamente porque se utilizam do silogismo. Silogismo é uma forma de raciocinar dedutivamente, obtendo conclusões a partir de premissas.

Nenhum comentário: