A transcendência do ego - A teoria kantiana da presença formal do Eu

1, A tese Kantiana: o “eu penso” deve poder acompanhar todas as minhas representações

1,1 Sartre: tese correta

1,2 Conclusões incorretas (e não kantianas):

1,21 que o Eu, de fato, habite todos os estados de consciência

1,22 que o Eu opere a síntese suprema da experiência

1,3 Motivo: O problema da crítica kantiana é um ‘problema de direito’

1,31 Logo, nada afirma sobre a existência de fato do Eu Penso

1,32 Kant, incluso, o deve ter notado, pela formulação deontológica: o Eu Penso deve poder acompanhar...

2 Poder considerar minhas percepções ou pensamentos como meus: condição de possibilidade da experiência. Não realidade necessária dela.

2,1 Tendência contemporânea – neokantismo, empiriocriticismo e intelectualismo: realizar as condições de possibilidade

2,2 Perguntar o que pode ser a consciência transcendental


2,3 Conclusão forçada: considerar esta como um inconsciente

Nenhum comentário: