Vigiar e Punir - O princípio do encastramento

O princípio do encastramento

O enclausuramento de modelo militar, que se encontra na raiz da vigilância hierárquica, foi batizada por Foucault com o título de princípio do encastramento. E ele chega a compará-lo à câmara escura dos cientistas, dispositivo de observação que potencializou a capacidade de estudo da luz. Neste sentido, ele se distingue de outros tipos de visualização, e portanto, de outros dispositivos de poder.

O claustro militar é contraposto por Foucault à arquitetura dos palácios e das fortalezas.

Os palácios faustosos eram construídos com a finalidade de serem vistos, de atraírem o olhar, de constituírem indelevelmente a paisagem.

As Fortalezas, com a sobriedade exterior de sua construção, inclusive com a eventual camuflagem, se destinava não a ser vista, mas a ver: era um importante equipamento de observação dos espaço exterior, de apreciação da distância, de inspeção do entorno.

Já o claustro militar não se destina nem a atrair o olhar, e nem a olha pra fora: sua missão é vigiar o espaço interno.

Assim, ele se assemelha à câmara escura. Diminuindo a luminosidade ambiente difusa, o cientista conseguia apurar a visibilidade do raio luminoso observado. De igual modo, a construção de uma interioridade vigiada, realizada pelo modelo do acampamento militar, cumpre esse papel de intra-visibilidade.




Nenhum comentário: