Verdade e validade na Lógica

A distinção entre verdade e validade se destina a estabelecer o escopo precípuo da lógica: ela não se ocupa da verdade material do discurso, mas de sua validade formal. 

Isto significa que um discurso logicamente válido pode ser inteiramente falso, bem como um discurso inválido pode ser formado por premissas e conclusões verdadeiras, mas não devidamente relacionadas entre si.

Porém, é importante que se diga que, embora não objetive diretamente a verdade das proposições, a lógica é extremamente útil na obtenção de conseqüências e corolários válidos e verdadeiros a partir de premissas cuja natureza verdadeira seja conhecida de antemão. 

Assim, os instrumentos de análise lógica permitem obter toda a informação possível de um conjunto de proposições verdadeiras que se tenha à mão. 

Do mesmo modo, ela permitirá que nos previnamos contra todos os desdobramentos falsos que decorram, ou da adoção de premissas falsas, evidenciando-lhes as implicações, bem como das estruturas argumentativas inválidas, que não sustentam as conclusões que se pretenda esposar.


Nenhum comentário: