Conceitos Fundamentais da Metafísica - 1ª Parte. 4. Tonalidade Afetiva: não se coage, nem em si, nem no outro.

Um outro esclarecimento importantíssimo a respeito das tonalidades afetivas diz respeito ao fato de que elas, além de não poderem ser provocadas ativamente (ou seja, “agidas”), também não podem ser coagidas.

Não se força alguém a despertar uma TA. O máximo que se pode conseguir é obter estados psicológicos (pânico, trauma, fobia, medo psicológico), que podem ou não estar relacionados com a tonalidade afetiva fundamental (o medo, o temor, a angústia, por exemplo).

Ademais, o mesmo estado psicológico pode consistir em expressão de diferentes tonalidades afetivas, assim como um ponto pode ser atravessado por infindáveis retas. A pressa pode acompanhar o desespero mais feroz ou a alegria mais incontida.


Se não se pode coagir o outro, de igual sorte não se pode coagir a si mesmo quanto a despertar ou afinar-se com uma TA. Sem adentrar no mérito da autocontradição inerente à impossibilidade de coagir a si mesmo, o fato é que também não se pode pensar numa coação reflexiva de si a si (por exemplo, de uma “parte” de nós a outra), pela mesma impossibilidade que atinge a coação de outrem, como acima apontada. 

Nenhum comentário: