Conceitos Fundamentais da Metafísica - 1ª Parte. 14. O passatempo como algo que expulsa o tédio ao estimular o tempo.



O passatempo é algo que expulsa o tédio estimulando o tempo.

Para compreender isto, Heidegger dá um exemplo bastante elucidativo: a gente, numa longa viagem ferroviária, desce e espera numa cidadezinha no meio do nada o próximo trem, que só virá daí a quatro horas.

A região é desprovida de atrativos. Temos um livro na mochila: ler? Não. Que tal examinar a fundo uma questão? Não dá. Lemos os horários dos trens ou estudamos as diversas indicações de distância entre esta estação e outros lugares que não nos são conhecidos. Olhamos par o relógio – se passaram somente quinze minutos.

Não há outro jeito senão sair à rua. Andamos de lá para cá apenas para fazer alguma coisa. Mas não ajuda em nada. Contamos, assim, as árvores da rua, olhamos novamente para o relógio: cinco minutos desde que o consultamos a última vez.

Enfadados com o andar de lá pra cá, nos sentamos sobre uma pedra, desenhamos todos os tipos de figuras na areia e nos surpreendemos olhando já uma vez mais para o relógio: meia hora. E assim por diante.

Este contar as árvores, este tamborilar de dedos, este andar de lá para cá: tudo isto consiste em passatempo.

Passatempo é aquilo que empregamos para afugentar o tédio, através da tentativa de impulsionar o tempo. Mas, será isto possível? Será que se deve abreviar a estada, a espera?

A princípio, pode-se pensar que o esperar é a coisa entediante. Porém, uma espera pode ser cheia de emoção.

O que entedia é mais a necessidade de esperar que a própria espera. E, a rigor, mais a impaciência acarretada pela necessidade do que ela mesma.

Tende-se então a igualar tédio e impaciência. Porém, o tédio é outra coisa. Não há um tédio paciente nem impaciente. A impaciência diz a respeito de como nos queremos assenhorar do tédio e de, frequentemente, não podermos fazê-lo.

Há, pois, uma unidade essencial entre o tédio e o passatempo. Não uma decisão eventual de adotar a este para dar conta daquele.



Nenhum comentário: