Conceitos Fundamentais da Metafísica - 1ª Parte. 5. Tonalidade Afetiva: não se produz artificialmente.

 Para além da impossibilidade subjetiva da constação de uma tonalidade afetiva (pois ela não é um objeto); bem como para além da impossibilidade intersubjetiva de provocá-la em si ou no outro, ativa ou coativamente, eis que há uma terceira impossibilidade: a de provocá-la através de artifícios, de produzi-la artificialmente.

Poderia parecer uma obviedade insanável uma observação desta natureza – e, em verdade, o é. Todavia, nestes tempos de felicidade artificial, e de (pretenso) controle químico dos comportamentos e emoções humanas, é oportuno ressaltar que a tonalidade afetiva não é candidata a ser mais um item do supermercado medicamentoso ou tecno-terápico.

A bem da verdade, ela consiste até em um ponto de apoio para a defesa da vanidade e da estupidez de um propósito tal, que converte até os elementos mais próprios do ser-aí do homem, em entes simplesmente dados, quando não em entes completamente à mão ao modo da manipulação instrumental.

É possível provocar o cansaço mediante um programa artificial (elaborado cientificamente) de exercícios, de movimentos não-naturais em sequência hipertrofiada. Mas não se provoca com ele a apatia.

É possível provocar a disposição física mediante um aquecimento prévio. Mas não se provoca com ela a vontade de malhar.

Tal ocorre com os meios completamente artificiais. Pode-se provocar o sono com medicamentos ou com aparelhos indutores apropriados. Mas também não se pode provocar a apatia com ele (ainda que se o possa a sedação).

Em suma: uma TA não pode ser engendrada, cognitiva, ativa ou tecnicamente. Ela pode até ser propiciada, pelo asseguramento de suas condições. Mas há que se cair nela. E este cair é um acontecimento ontológico, que irrompe das profundezas do ser-aí, e não um efeito ôntico controlável pelo cálculo de fatores.

O mais extenso conjunto de diligências assecuratórias pode ser inócuo para acessar uma TA, seja uma 'elevada', seja uma 'deprimente'. E, por ironia, mesmo um incidente banal, ou a inaparência de um nada-acontecer podem arrastar o homem para o interior de uma afinação visceral com a TA.


Nenhum comentário: