Paulo e Estêvão - Cap 2 - Lágrimas e Sacrifícios

A família de Jeziel, Abigail e Rochedeb é conduzida à prisão.

Nos primeiros instantes, enquanto o velho se retrai a um canto, os irmãos conversam. Recordam-se da leitura das Escrituras na véspera, que retrata a cena em que Moisés contempla a Terra de Promissão, de longe, sem poder alcançar.

Jeziel aponta o céu e o compara com tal terra. Abigail pede compreensão para com o pai, e afirma que se a mãe estivesse viva, nada disso ocorreria.

Lembraram os Profetas, e o quanto estes sofreram por sua missão divina. Abigail diz lamentar ter vontade de fazer o bem, e não o poder, por ser pobre. E gostaria de sofrer por Deus, para ao menos dar o coração a Ele, já que nada mais possui.

Jeziel aduz que Deus prova o povo de Israel como o Pai que, para educar os filhos mais novos, toma por base os mais experientes. E lembra o Messsias prometido, lembrando que não seria compreendido e reconhecido pelos homens.

Confabulando sobre os próximos atos, Jeziel delibera assumir sozinho a culpa pelo incêndio, e inocentar o pai.

Enquanto a irmão dorme, Jeziel passa a meditar sobre Deus e os profetas.

No dia seguinte, o questor os chama para interrogatório. Acusa Jochedeb, que pede piedade. Ele zomba e determina vinte vergastadas, quando o filho se interpõe, e se inculpa, tentando livrá-lo. O questor, em vez de absolver o pai, condena os dois.

Nesta hora, chega a notícia do falecimento do escravo do questor, que manda redobrar a punição. É quando Abigail se lança ao chão, em choro. O pai agoniza sob os golpes, e Jeziel manda a irmã cantar a prece dos sofredores, que causa estranha comoção em todos.

O questor, recobrando ânimo, manda retirar a menina do recinto, que contempla o pai morto e troca último olhar com o irmão. Conduzida por um velho servo, este se apieda e a aconselha a fugir sem demora, inclusive pelo risco de ser molestada.

Abigail sai pelas ruas atormentada, sem saber o que fazer. Lembra-se da viúva Sostênia, velha amiga da mãe. Esta a recebe e trata, mas afirma não poder acolhê-la, por ser pobre e viver de favor. Lembra da Zacarias e Ruth, e manda Abigal procurá-los.

Abigail os encontra, e eles a acolhem. Ela delira entre a vida e a morte por 3 dias, após o que partem com destino à Palestina.


Nenhum comentário: