Questões sobre interpretação dos contratos

Exercícios sobre interpretação dos contratos

1. Sabendo-se que (um) alqueire tem dimensões distintas em são Paulo e em Minas Gerais, que interpretação deve-se dar à medida, se uma fazenda for vendida em Minas a um comprador paulista?

R – A medida deve se dar de acordo com as medidas do estado de Minas Gerais, onde fora celebrado o contrato, em razão da ausência de vontade expressa das partes neste particular.

2. João doou a José uma casa, por meio de escritura pública de doação. José, entretanto, propôs uma ação judicial contra João, argumentando que, além da casa, também lhe foram doados os bens móveis que guarneciam a casa e os dois carros que estavam na garagem. Como decidir o caso?

R – Os bens móveis ali deixados poderiam ser entendidos como acessão intelectual, ou seja, destinados para aquele imóvel em razão da ausência de declaração de vontade do proprietário. No entanto, o NCC preceitua que a doação far-se-á por escritura pública ou instrumento particular(art. 541), sendo, pois, solene, não presumível.

3 – José deu em comodato a Luiz um freezer, mediante o recebimento mensal de uma importância. Trata-se, de fato, de um comodato?


R – Não, pois há uma retribuição pelo uso e gozo da coisa infungível, tratando-se de locação, conforme o art. 565 do NCC. 

Nenhum comentário: