Embora jônico (Éfeso era uma
cidade da Jônia), Heráclito não se filia imediatamente à tradição naturalista
de Tales, Anaximandro e Anaxímenes; seguirá uma linha própria, sendo um dos
mais influentes filósofos pré-socráticos, não só entre os gregos, mas até os
dias de hoje. Viveu entre 540 e 470 a.c., nasceu em uma família real, e
destacou-se por um caráter intempestivo, polêmico, mas melancólico. É conhecido
pelos epítetos: “o chorão” , e “o
obscuro”. Criticava os poetas e filósofos de seu tempo, e os de outrora. Sem
ter mestre, também escreveu um livro “Sobre a Natureza”, em estilo conciso e
aforismático, o qual depositou aos pés do oráculo de Delfos.
Heráclito defrontará, como
todos os seus predecessores Jônicos e Pitagóricos, o magno problema da relação
da Unidade com a Multiplicidade, do Princípio originário com os elementos
derivados, da Realidade oculta com as manifestações fenomênicas, da ordem ou
permanência em meio ao fluxo ou mudança. No entanto, o abordará sob uma
perspectiva absolutamente nova. Para seus predecessores, tratava-se de
investigar a Physis que se esconde nos fenômenos, de revelá-la, trazê-la à luz
do dia. Heráclito, no entanto, percebeu que a sabedoria, enquanto distinta do
conhecimento dos fenômenos, não é fruto da observação do mundo, mas da
auto-investigação. Por isto, ele assim resume sua vida: “procurei-me a mim
mesmo”.
Ao entender busca da sabedoria como busca
interior, ou seja, como reflexão, Heráclito de Éfeso descobriu o seguinte: se a
observação do mundo através dos sentidos não traz a sabedoria, só o pensamento
pode trazê-lo. E, se somente o pensamento pode revelar a Physis, trazê-la à
luz, isto significa que há uma relação profunda entre a sabedoria e a revelação
iluminadora do pensamento. Assim, o eixo de sua filosofia se desloca da Physis
em si mesma para a revelação ou iluminação desta Physis no homem e para o Homem.
E há uma palavra grega que designa tal revelação iluminadora: Logos. Logos é um
termo plurissêmico, que designa tanto palavra como pensamento, linguagem,
discurso e razão, embora em sentidos muitos distintos dos atuais. Portanto,
Logos é a palavra ou pensamento que revela a Physis ao homem, que a traz à luz
do dia.
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