Hegel - o Sistema como processus

Por Thiago El-Chami


A filosofia hegeliana representa o período em que a racionalidade dedutiva e fechada do pensamento filosófico e científico encontram a abertura e a mutabilidade da História. A afirmação da dialética enquanto processo imanente à realidade mostra que a totalidade só se constrói no tempo.

O sistema, nessa perspectiva, não é um conjunto de relações dadas a priori, como em Kant, pois deriva do desenvolvimento das potencialidades inerentes ao processus no qual as contradições da realidade se manifestam.

Em outras palavras, podemos dizer que o sistema em Kant é analítico, partindo dos princípios gerais e dividindo-se até o concreto; em Hegel, ao contrário, ele é sintético, pois constitui a etapa final de uma evolução do concreto ao universal por meio da unificação das relações que brotam entre os fatos. Assim, a dialética “mostra o caráter processual de toda a realidadei”.

A radicalidade da mudança da concepção kantiana para a hegeliana se vê não apenas nas premissas do conceito de sistema, mas sobretudo em suas conseqüências e aplicações. Se em Kant a metafísica consiste no “inventário uniformemente organizado da razão pura"ii, de modo que o sistema preexiste ao processo cognoscitivo, para Hegel esta tentativa de sistematização formal do conhecimento, este conhecer antes mesmo de conhecer, equivale ao "sábio propósito daquele escolástico de aprender a nadar antes de se aventurar à água"iii.

Não obstante, no célebre Prefácio à Fenomenologia do Espírito, ele assevera: "a figura na qual a verdade existe somente pode ser o Sistema Científico"iv. Mais adiante, porém, ele adverte: "o verdadeiro é o todo. Mas o todo é somente a essência que atinge a completitude por meio do seu desenvolvimento"v.



Este caráter sistêmico da verdade em Hegel advém do fato de ela só alcançar sua plenitude no Conceito. Para o filósofo de Iena, o Conceito não é a determinação fixa de propriedades estanques de uma coisa-objeto, mas a expressão do auto-movimento de uma substância que, em si mesma, é Sujeito.



Trata-se de uma idéia bastante aparentada ao conceito de autopoiesis da biologia e da sociologia modernas, uma vez que não implica num automatismo de tipo cibernético, mas numa auto-criação histórica, com a diferença de que o Conceito, em Hegel, é a plena efetivação de um processo que percorreu várias figuras (Gestalts) e momentos, da pré-figuração germinal à plena expressão orgânica, ao passo que o sistema autopoiético, ao menos na concepção clássica, reitera-se circularmente no tempo, com modificações estruturais que não implicam, necessariamente, em evolução organizacional.




i ARANTES, Paulo E.Hegel. Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Nova Cultural, 2000, p.15.

ii KANT, CRP, Martin Claret, 2001, p. 21.

iii HEGEL, Georg W.F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas, vol 1. Lisboa: Edições 70, 1988, p. 79.


iv HEGEL. Fenomenologia do Espírito. In: Hegel. Coleção os Pensadores. Trad. Orlando Vitorino. São Paulo: Nova Cultural, 2000, p. 297.

v Ibidem.

Nenhum comentário: