Spencer - Evolução como movimento em direção ao Sistema


Por Thiago El-Chami


No que se refere a Spencer, sua filosofia se identifica completamente com a idéia de evolução, que pode ser compreendida precisamente como progresso fenomênico cada vez maior em direção ao sistema. Este processo obedece aos seguintes princípiosi:

a) Do mais simples para o mais complexo;

b) Do mais homogêneo para o mais heterogêneo;

c) Do mais desorganizado para o mais organizado.

Suas idéias evolucionistas e organicistas integraram-se harmoniosamente à doutrina positivista surgida décadas antes, a tal ponto que se convencionou designar o movimento como o Positivismo de Comte-Spencer.

O evolucionismo de Spencer recebeu inúmeras críticas que o inquinaram de artificalismo. A mais devastadora foi a de Henri Bergson: "o erro fundamental de Spencer é brindar-se com a experiência já loteada, enquanto que o verdadeiro problema é saber como se deu o loteamento"ii.

Certamente, ele merece a censura de tomar a causa pelo efeito, e julgar que explica a Evolução quando, em verdade, descreve seus resultados mais recentes, ou seja, mais evoluídos. Não obstante, a sua argúcia ao interpretar tais resultados à luz de critérios orgânicos e sistêmicos lançou nova luz sobre os conceitos de organismo e sistema, permitindo aos seus sucessores partirem para vôos mais altos, dos quais constituem exemplos a Ecologia e a moderna Teoria dos sistemas.



i ENCICLOPÉDIA MIRADOR INTERNACIONAL, 1983, vol. XIX, p. 10598

ii BERGSON, Henri. A evolução criadora. Trad. Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 396.

Nenhum comentário: