A concepção grega do Cosmos e a fundação da Polis

Por Thiago El-Chami


O homem ocidental antigo concebia o mundo como algo eterno a coexistir com o ser supremo, o qual representava uma inteligência extrínseca a ele a conduzi-lo do caos à ordem. O sistema é visto como uma ordem imposta por uma inteligência ativa a uma matéria passiva, ou seja, é o Cosmo que o Artífice Divino articulou a partir do Caos1.

O ser humano aí se encontra em situação singular: embora produto da criação, ele não é determinado pela divindade, como os demais seres vivos. Como ser pensante, possui alma, e participa igualmente do logos, da parte inteligente do universo. Tal concepção traduz-se na exigência ética de uma responsabilidade do homem face à natureza.

A liberdade, neste paradigma, consistia na possibilidade de agir racionalmente, sem opressões naturais (vício, doença, clima) ou sociais (escravidão, servidao, dívida, guerra). Por isto, os gregos passaram a buscar na natureza o princípio fundamental, physis ou arché, ali posto pela Inteligência Suprema.

A conformidade do agir humano face à natureza era a meta da ordenação social. Em outras palavras, uma espécie de ética natural conduzia a um direito natural, que satisfazia tanto ao interesse privado, então compreendido como necessidade natural, quanto ao interesse público manifesto na imitação da ordem racional da natureza, como em Aristóteles, que vê na virtude o justo meio entre impulsos opostos, e na justiça proporção2.

Nesta perspectiva, à ação humana não cabe somente o respeito a esta ordem cósmica, como também a complementação da obra do Demiurgo, através da ordenação da sua vida em comunidade, donde ressai a Polis como a maior criação da civilização grega, como uma ordem humana em imitação (mimesis) da ordem divina.

1 “Afinal, o deus quis que todas as coisas, na medida do possível, fossem boas e não más. Assim, ele tomou tudo que era visível, e constatando que não se encontrava em repouso, mas em movimento discordante e desordenado, trouxe-o de um estado desordenado a um ordenado". PLATÃO. Diálogos V: Timeu. Trad. Edison Bini. Bauru, SP: EDIPRO, 2010 (itálico acrescentado). Observe-se que esta concepção da criação diverge da Gênese judaica, na qual o Deus criou o mundo ex nihilo (do nada). Trata-se, pois, de uma criação enquanto sistematização, acréscimo de forma e não criação da matéria, transformação do caos material preexistente em cosmo orgânico adveniente. Uma poiesis.

2 Cf, a este respeito, ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Pietro Nasseti. São Paulo, Martin Claret, 2007, livro II, item 6, p. 47 e ss.

Nenhum comentário: