Etica a Nicomaco (resumo) Livro VI Parte XII - Utilidade das virtudes dianoéticas

12 Utilidade das virtudes dianoéticas
12,1 Aporias
Sofia não indaga o que vem a ser
Phronesis indaga aquilo que o homem bom naturalmente faz
Não nos tornam bons, pois virtude é hexis
Inutil para os virtuosos coomo para os não virtuosos
Queremos saúde sem conhecer medicina
Máxima: a faculdade que cria algo governa este algo, e dá comandos a ele
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12,2 Resposta
A, Desejabilidade por si de sabedoria e prudência
Por serem virtudes intelectuais das duas partes da alma
Sabedria produz felicidade: não no sentido de que medicina produz saúde, mas no de que o sadio é causa da saúde
Sendo parte da virtude, a sabedoria torna o homem eudaimon
Prudência e virtude moral asseguram a plena realização humana. Virtude moral assegura a retidão do fim, prudência a retidão do meio
Observação: a parte nutritiva da alma, a quarta parte, não possui virtude, pois não possui poder de ação e inação
12,21 Algumas Possibilidades de agir justamente sem ser justo
Por obedecer a lei
Involuntariamente
Por ignorância
A. Característica comum: nenhuma delas pratica a ação por ela mesma
B. Engenhosidade (deinotes): capacidade de fazer as coisas da virtude em vista de outros fins, e os atingir.
Faculdade neutra: o fim pode ser nobre ou vil
Se distingue da prudência que, aliás, a requer
C. A visão de alma, a empiria do bem, requer prudência e virtude. O vício perverte o ver
Não se pode ser prudente sem ser bom
12,22 A virtude natural (disposição natural para a virtude) não é a virtude
é inata, como disposições que crianças e selvagens trazem
E pode ser usada nocivamente, se faltar prudência
12,23 A tese de Sócrates: todas as virtudes são prudência
Aristóteles: nem todas os são, mas todas dependem dela.
12,24 Virtude: não só disposição que se ajusta à justa razão, mas que coopera com ela
Prudência é justa razão quanto ao agir
Se não se pode ser bom sem ser prudente, não se pode ser prudente sem a virtude moral
Quanto à virtude natural, pode-se adquirir uma sem ainda ter a outra
Mas a virtude moral é completa, e tendo-se a prudência tem-se toda ela. 
A prudência comanda não o Estado, mas no interesse do Estado (na ciência política). Como w medicina não comanda a saúde, mas no interesse dela.
Prudência comanda até os deuses.

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