A Vontade de Saber - A genealogia do direito de vida e morte do soberano sobre o súdito

A genealogia do direito de vida e morte do soberano sobre o súdito

Para Foucault, a origem do direito de vida e morte do soberano absolutista sobre o súdito se encontra em uma instituição remota, advinda do direito romano: a patria potestas. O chefe da família, o pater famílias detinha poder absoluto sobre todos que estavam sobre seu domínio – mulher, filhos, escravos e demais dependentes.

É interessante observar este fato. Antes de Foucault, Hanna Arendt já havia notado uma afinidade entre o Imperium e a estrutura hierárquica familiar. Quando o César passa a ser chamado de dominus, isto é, de dono, significa que a República deixou de existir, ou seja, que a pátria romana deixou de ser uma Res Publica (coisa pública), e passou a ser uma propriedade do soberano.


Evidentemente, o direito de vida e morte do soberano moderno não é mais incondicional. Foucault nota-o bem, é quase reduzido a um direito de réplica, a uma defesa legítima diante da ameaça representada por um súdito. Contudo, a existência desta ligação com uma instituição tão remota faz com que o fio histórico, aparentemente rompido na Idade Média, possa ser recomposto narrativamente, ainda que com as evidentes rupturas e contingências da história. 

Nenhum comentário: