Na última seção (c) do §16, Heidegger buscará a via correta para
a compreensão do fenômeno das Tonalidades Afetivas, bem como do seu
adequado despertar. Se a via da consciência (e inconsciência) não
lhe foi bastante, porque remetia a domínios ônticos muito amplos
para serem estudados numa caracterização prévia, eis que o acesso
direto ao homem é o caminho ideal para realizar esta tarefa.
Assim, à luz da interpretação ontológica de Ser e Tempo,
segundo a qual o homem é um ente que possui o modo de ser do
Dasein ou ser-aí, eis que Heidegger parte dos conceitos de
ser-aí e seu correlativo (ser-fora, ou ser ausente), para investigar
a estrutura e contextura das TA.
O homem não é um ser simplesmente dado (Vorhandenheit). Este, o
dado, está simplesmente aí, está aí de maneira simples, unívoca,
não ambígua. Mais precisamente, ele está aí somente na
perspectiva ôntica. Ontologicamente, ele não está aí,
porque ele é dado. Só o homem, verdadeiramente, está aí,
no mundo, junto aos entes dados (coisas) e aos manuais (instrumentos,
utensílios), e com os outros homens.
Todavia, justamente porque, ontologicamente, está aí, o homem
também pode não estar aí. Alguém pode estar aqui, à mesa
conosco, e contudo ausente, distante. Fora.
Estar fora é ainda ocupar-se consigo mesmo, é estar ausente e ali –
ainda que ativo.
O homem é sempre ser-aí e, por isto, de algum modo, ser-fora.
Tanto o ser-aí quanto o ser-fora podem assumir as possibilidades da
consciência e da inconsciência. O louco é alguém que está
plenamente consciente, no entanto, está fora de si.
Esta dupla valência ontológica, ser-aí e ser-fora, bem como a
dupla possibilidade ôntica, estar consciente e estar inconsciente,
hão de ser o solo sobre o qual fundar a compreensão das TA, coisa
que o fará o §17 do texto. Antes disso, Heidegger faz uma
constatação: Tonalidades Afetivas são, aparentemente, o que mais
muda no homem. E então realiza um questionamento provocador: serão
o brilho cintilante que ilumina nosso ser-aí, ou a sombra das nuvens
que o envolve totalmente desde cima?
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