| 2 Elementos que controlam a ação e o conhecimento: sensação, intelecto e vontade | 
| 2,1 Sensação: não gera açaõ | 
| Animais têm sensação mas não agem. | 
| 2,2 Desejo e Intelecto | 
| A, Equivalência entre buscar/evitar e afirmar/negar | 
| A,1 Virtude moral é disposição que diz respeito a escolha | 
| A,2 Escolha é desejo deliberado | 
| A,3 Boa escolha: razão verdaeira e desejo correto | 
| A,31 Subordinação do desejo: buscar o que a razão afirma | 
| B, Observação: Ari diz referir-se ao raciocínio prático, que leva à ação. Mas ao distingui-lo do especulativo, diz que este não concerce a ação e produção. | 
| C, Verdade é função correta da dianoia. Mas da phronesis é desejo correto | 
| D, Cadeia causal eficiente | 
| D,1 Da ação é a escolha | 
| D,2 Da escolha é o Desejo e a Razão dirigidos a um fim. | 
| E, Conclusão: escolha envolve nous, dianoia e disposição de caráter | 
| 1139b1 | 
| F, Causa eficiente da poiesis: não pensamento, mas pensamento dirigido a um fim e vinculado a ação | 
| F,1 Corolário: quem faz algo tem sempre um fim adicional em vista | 
| F,2 O ato de fazer nunca é fim em si mesmo, apenas um meio para algo mais | 
| F,3 A obra feita é um fim em si mesma | 
| F,31 Uma vez que fazer bem (bem estar) é o fim, e é a este que o desejo visa. | 
| G, Dupla definibilidade da escolha: pensamento relacionado a um desejo, ou vv | 
| G,1 Retrodefinição do homem: enquanto gerador da ação, é união de desejo e intelecto | 
| H, A escolha e o tempo: delibera-se sobre o futuro contingente. | 
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Etica a Nicomaco (resumo) Livro VI Parte II - Elementos que controlam a ação e o conhecimento
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