| 12 Utilidade das virtudes dianoéticas | 
| 12,1 Aporias | 
| Sofia não indaga o que vem a ser | 
| Phronesis indaga aquilo que o homem bom naturalmente faz | 
| Não nos tornam bons, pois virtude é hexis | 
| Inutil para os virtuosos coomo para os não virtuosos | 
| Queremos saúde sem conhecer medicina | 
| Máxima: a faculdade que cria algo governa este algo, e dá comandos a ele | 
| 1144a1 | 
| 12,2 Resposta | 
| A, Desejabilidade por si de sabedoria e prudência | 
| Por serem virtudes intelectuais das duas partes da alma | 
| Sabedria produz felicidade: não no sentido de que medicina produz saúde, mas no de que o sadio é causa da saúde | 
| Sendo parte da virtude, a sabedoria torna o homem eudaimon | 
| Prudência e virtude moral asseguram a plena realização humana. Virtude moral assegura a retidão do fim, prudência a retidão do meio | 
| Observação: a parte nutritiva da alma, a quarta parte, não possui virtude, pois não possui poder de ação e inação | 
| 12,21 Algumas Possibilidades de agir justamente sem ser justo | 
| Por obedecer a lei | 
| Involuntariamente | 
| Por ignorância | 
| A. Característica comum: nenhuma delas pratica a ação por ela mesma | 
| B. Engenhosidade (deinotes): capacidade de fazer as coisas da virtude em vista de outros fins, e os atingir. | 
| Faculdade neutra: o fim pode ser nobre ou vil | 
| Se distingue da prudência que, aliás, a requer | 
| C. A visão de alma, a empiria do bem, requer prudência e virtude. O vício perverte o ver | 
| Não se pode ser prudente sem ser bom | 
| 12,22 A virtude natural (disposição natural para a virtude) não é a virtude | 
| é inata, como disposições que crianças e selvagens trazem | 
| E pode ser usada nocivamente, se faltar prudência | 
| 12,23 A tese de Sócrates: todas as virtudes são prudência | 
| Aristóteles: nem todas os são, mas todas dependem dela. | 
| 12,24 Virtude: não só disposição que se ajusta à justa razão, mas que coopera com ela | 
| Prudência é justa razão quanto ao agir | 
| Se não se pode ser bom sem ser prudente, não se pode ser prudente sem a virtude moral | 
| Quanto à virtude natural, pode-se adquirir uma sem ainda ter a outra | 
| Mas a virtude moral é completa, e tendo-se a prudência tem-se toda ela. | 
| A prudência comanda não o Estado, mas no interesse do Estado (na ciência política). Como w medicina não comanda a saúde, mas no interesse dela. | 
| Prudência comanda até os deuses. | 
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Etica a Nicomaco (resumo) Livro VI Parte XII - Utilidade das virtudes dianoéticas
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