12 Utilidade das virtudes dianoéticas |
12,1 Aporias |
Sofia não indaga o que vem a ser |
Phronesis indaga aquilo que o homem bom naturalmente faz |
Não nos tornam bons, pois virtude é hexis |
Inutil para os virtuosos coomo para os não virtuosos |
Queremos saúde sem conhecer medicina |
Máxima: a faculdade que cria algo governa este algo, e dá comandos a ele |
1144a1 |
12,2 Resposta |
A, Desejabilidade por si de sabedoria e prudência |
Por serem virtudes intelectuais das duas partes da alma |
Sabedria produz felicidade: não no sentido de que medicina produz saúde, mas no de que o sadio é causa da saúde |
Sendo parte da virtude, a sabedoria torna o homem eudaimon |
Prudência e virtude moral asseguram a plena realização humana. Virtude moral assegura a retidão do fim, prudência a retidão do meio |
Observação: a parte nutritiva da alma, a quarta parte, não possui virtude, pois não possui poder de ação e inação |
12,21 Algumas Possibilidades de agir justamente sem ser justo |
Por obedecer a lei |
Involuntariamente |
Por ignorância |
A. Característica comum: nenhuma delas pratica a ação por ela mesma |
B. Engenhosidade (deinotes): capacidade de fazer as coisas da virtude em vista de outros fins, e os atingir. |
Faculdade neutra: o fim pode ser nobre ou vil |
Se distingue da prudência que, aliás, a requer |
C. A visão de alma, a empiria do bem, requer prudência e virtude. O vício perverte o ver |
Não se pode ser prudente sem ser bom |
12,22 A virtude natural (disposição natural para a virtude) não é a virtude |
é inata, como disposições que crianças e selvagens trazem |
E pode ser usada nocivamente, se faltar prudência |
12,23 A tese de Sócrates: todas as virtudes são prudência |
Aristóteles: nem todas os são, mas todas dependem dela. |
12,24 Virtude: não só disposição que se ajusta à justa razão, mas que coopera com ela |
Prudência é justa razão quanto ao agir |
Se não se pode ser bom sem ser prudente, não se pode ser prudente sem a virtude moral |
Quanto à virtude natural, pode-se adquirir uma sem ainda ter a outra |
Mas a virtude moral é completa, e tendo-se a prudência tem-se toda ela. |
A prudência comanda não o Estado, mas no interesse do Estado (na ciência política). Como w medicina não comanda a saúde, mas no interesse dela. |
Prudência comanda até os deuses. |
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Etica a Nicomaco (resumo) Livro VI Parte XII - Utilidade das virtudes dianoéticas
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