A Grande Síntese (resumo) Cap 1 - Ciência e Razão

CAPÍTULO 1. CIÊNCIA E RAZÃO.

1. Todo século ou era caracteriza-se por manifestar uma idéia. Isto não significa o surgir dela, mas o seu atuar como força viva que une os homens em sua realização. 


2. A idéia do séc. xx foi a ciência; ela se encravou de forma visceral e intensa na vida humana, atingindo todos os seus recantos. Sua força foi tão grande que irrompeu contra idéias já realizadas e inertes, como as da moral e da fé, bem como se irradiou para o campo das utilidades e comodidades pelo progresso das máquinas. No entanto, este dispersar-se no superficial, este acomodar-se na vida ordinária dos homens acabou por corromper-lhe nos dois sentidos, desviando-a de sua finalidade e prendendo-a no superficial, esgotando-lhe a vitalidade. Além disso, a violência deste processo acabou por tornar-lhe destrutiva. 


2.1. A idéia da ciência está a esgotar-se; o mundo tecnizado hoje causa tédio. Ela mostra-se incapaz de resolver o problema da dor, o qual atinge a ela própria no seu método, degenerado em ceticismo desesperado ao invés de prudência e rigor. 2.2. Além disso, há que se atentar para as limitações naturais da etapa evolutiva. A razão científica, vanguardeira por índole, sente-se hoje algemada aos sentidos ordinários da espécie, forjados para a sobrevivência biológica. E ela própria é meio, e como tal, tem um rendimento limite, em relação ao anelo humano da Grande Síntese. 

3. Neste quadro, todas as formas de vida espiritual, mesmo a arte, mostram-se esgotadas. Tudo o que há é remastigo do velho. 

4. Surge, então, a necessidade insuspeita de uma nova ciência, que seja fim para si mesma: uma busca da verdade que seja ascese, que torne melhor o homem. Para chegar a ela, o homem tem que despertar para mudar a luz em vida e o conceito em ação. É preciso uma ciência integral, que seja a vida do cientista; é preciso que o cientista não mais se ponha fora do fenômeno, mas que sintonize com ele ame-o. A dúvida e a negação matam o fenômeno. O novo método requer duplo movimento: autoconhecimento e integração com toda forma de vida






Nenhum comentário: