Ísis sem Véu - Tomo I - Capítulo 1: O Véu de Ísis

CAPÍTULO 1 – O VÉU DE ÍSIS


1. Embora os positivistas dêem mais valor ao método indutivo aristotélico, a ciência é platônica em suas raízes geométricas e matemáticas. 2. As antigas tradições, de Platão a tribos primitivas, falam de uma raça de ouro, cujo corpo mais diáfano e mais potente espiritualmente foi se adensando com a estagnação moral do homem: o Popal Vuh, publicado por Brasseur de Boubourg, Filon o Judeu; o evangelho gnóstico de San Juan diz que quem praticar a doutrina oculta de Jesus torna-se filho de Deis, pois ‘somos deuses,. A mesma tradição em kalmucos e outros siberianos. 

2. A ciência atual não invalida o saber antigo, assim como o primitivismo antigo não invalida o terem existido raças avançadas. Se arqueólogos do futuro encontrassem dos tempos atuais apenas utensílios indígenas, poderiam dizer que o Século XIX ainda pertence à idade da pedra? 

3. A metafísica platônica tem sólida base matemática, e o cabalista Magicon desdenha da matemática atual, cuja solidez é dependente do convencionalismo. 

3.1.Os cientistas de hoje privilegiam a indução aristotélica, e há quem lamente que místicos como Plotino e Amônio Sacas tenham imperado sobre os geômetras, esquecendo que esta ciência é também dedutiva e sintética. 

3.2. A cosmologia numérica que Pitágoras aprendeu dos hierofantes egípcios é a única a conciliar matéria e espírito, demonstrando um a partir doutro. E explica a irradiação e o ciclo das emanações, e prova que o inferior surge do superior, evolui por si e atinge um ponto de conversão, no qual é reabsorvido no infinito. Isto explica a aparente involução do homem,e a concilia com a fisiologia: nós estamos saindo do arco inferior do círculo, e os povos anteriores a Pitágoras estavam no ponto mais alto, conforme este aprendeu do sidônio Mochus. 

4. Os comentadores de Platão desprezam sua doutrina, e ficam aturdidos quando ele alude a doutrinas esotéricas. Por exemplo, onde este diz: “do canto à ordem a sexta raça fecha”, estudiosos traduzem por “o homem é o último ser criado”. 

4.1. Outros dizem que o antigos não conheciam o “ex nihilo nihilo fit”(do nada, nada vem), e que o sua afirmação da indestrutibilidade da matéria provinha não da experiência, mas da indução e da analogia. Mas se deve lembrar que  estudo da matéria era público, e do espírito secreto, porém, ambos se harmonizavam pela idéia de Uno no Múltiplo. e se fosse levada mais a sério a metempsicose, ver-se-ia que ela corresponde à indestrutibilidade, pois ambas são aplicações da eternidade ao espírito e à matéria., também presente nos Vedas. 

5. Os hindus, 2000 anos antes de Cristo, já conheciam a esfericidade e a translação da Terra, e a filologia prova que eles eram muito superiores aos já avançados chineses. 

6. E foi o Caldeu Sosígenes quem corrigiu o calendário à época de César.  

7. Os gregos já diferenciavam a alma astral, perecível, e o augôeidos, o deus imperecível ou corpo causal. 

8. Os antigos também sabiam sobre a alma dos animais. O Gênesis I, 17, alude a “todos os que se arrastam pelo solo e de alma vivente”, que se traduziu por ‘aonde há vida’. Onde fala-se do Sol, troca-se por Deus. 

8.1. Os cientistas, em vez de deduzir o efeito da causa, induzem a causa do efeito, mas, por se guiarem pela matéria, perdem o fio da meada e param ante o ignoto. Platão, ao contrário, via nas formas inferiores imagens dos abstratos princípios superiores, sendo aritmético o da alma, e geométrico o do corpo, reflexos do arquétipo universal semovente que cria o cosmo.  

9. A própria magia é exemplo eloqüente da sabedoria. Uma farsa não poderia durar tanto tempo. Além disso, verificou-se impossível fixar local e tempo de sua origem, o que prova que ela é prática que sempre acompanhou o homem. Donde se infere sua realidade. 

9.1. Livros secretos descobertos em  épocas posteriores foram queimados pelos dirigentes, pois para eles significavam a participação nos poderes da divindade. 

10. E havia, ainda, a previsão de ciclos planetários e civilizatórios, conforme relação dadas a priori entre estes e os grandes ciclos astronômicos e astrológicos, sobretudo o Manvantara, de 4.320.000.000 anos solares ou 2.000.000. de signos. 

11. O próprio mito das idades(de ouro, prata e ferro) representa uma lei de Hermes: o que foi, será. A uma época de criação segue-se outra de crítica e análise, e cada protagonista da história teve seu equivalente pregresso. 

Nenhum comentário: