NÃO TEMAS O MAL - Resumo - Capítulo 2 – Eu Superior, Eu Inferior, Máscara


1. Sentimento é pensamento não-pensado, pensamento inconsciente.
2. Eu inferior: composto não só pelos defeitos ostensivos, mas pela ignorância e pela indolência.
2.1. Dupla recusa: recusa da mudança, recusa do autodomínio.
2.2. Vontade de obter sem querer merecer ou pagar o preço pela coisa pretendida.
2.3. Orgulho, egoísmo, vaidade.
3. A Máscara
3.1. Causa: conflito patente e patológico entre o Eu inferior e o ambiente externo.
3.2 Recusa do pensar profundo. Opção pela rápida reação emocional, que se cristaliza.
3.3. Revestimento irreal e racionalizado do Eu inferior em forma socialmente aceitável.
4. Caminho para transcendê-la
4.1. Não ceder ao Eu inferior, sempre que possível. E aumentar o campo da possibilidade.
4.2. Perceber a diferença entre os sentimentos secretos e as ações exteriormente manifestadas.
4.3 Não combater primeiro (nem apenas) os efeitos: por exemplo, a doença que somatiza o processo.
4.3.1. Aceitar os efeitos, com humildade, para começar a atuar nas causas.
4.4. Eliminar justificativas racionalizantes. Aceitar os erros cometidos, as falhas de observação e julgamento, e mesmo a incapacidade atual de acertar.
4.4.1 Transmudar, aos poucos, as justificativas por princípios.
4.5 Agir por amor ao Bem em si, não para evitar males ou ganhar vantagens,
4.6. A honestidade para consigo [assumir erros e fraquezas] como início do fortalecimento espiritual.
4.7. Purificação dos motivos de agir. Restauração gradativa da conduta.
4.7.1. Coragem, humildade, otimismo e espírito de descoberta [tanto dos defeitos inapercebidos quanto das novas e positivas formas de agir que se pode incorporar].

4.7.2. Desaparecimento mediato ou gradativo dos sintomas, com a consolidação da mudança nas causas.

Nenhum comentário: