O Caminho do Zen Capítulo 1 - A Filosofia do Tao - Dificuldades de compreensão

1. O caráter convencional do conhecimento no ocidente, tanto a nível do significante quanto do significado; 

a) arbitrariedade relativa da distinção entre atos e coisas, em oposição do caráter processual das entidades da língua chinesa. 
b) A convencionalidade dos papéis sociais. 
c) A convenção do eu mesmo, ego, como feito não só do atual, mas da história arbitrariamente contada e recordada; nós cremos que aquele é fluido, enquanto esta é definitiva; o que foi é minha única certeza, base para saber o que serei. 

1.1. Todas as convenções são necessariamente abstratas, representativas, e isto atinge até aos ideogramas chineses, pois a representação é seletiva, ao contrário da vida que é integradora. Aquela se parece com a visão central, e esta com a periférica, ocasional, pois não atentamos para cada respiração. 

1.2. A complexidade é efeito do percipiente, como seria para nós uma sala vista com um filete de luz. A língua chinesa, embora também linear, é mais periférica, imagética. 

2. O Ocidental acredita que aquilo que não pode ser representado, comunicado, não pode ser conhecido. Só se baila porque é possível diagramar a dança, notar a música. Para o oriental, isto são recordos, pois se aprende imitando, captando com a mente periférica, e não unindo seleções como a visão linear. 

3. O confucionsimo cuidou milenarmente do lado convencional, ao passo que o taoísmo do espontâneo, de sua retomada no homem regrado. 

3.1. Ele não é revolucionário, pois não despreza as convenções, e sim aprende a não se enganar com elas, aprendendo, conseqüentemente a usá-las de modo tendente à perfeição. 

4. O ocidente se ressente da falta de um taoísmo, pois identificou Deus-Absoluto com a Ordem moral, e pois, com a lógica ou convenção e não com o espontâneo. isto é trágico porque acumula autoridade e desperta reação contra tradições e instituições, gerando conflitos e culpas que culminam na negação do Absoluto, o qual é substituído pelo Estado Absoluto, pior pois que não pode perdoar, e desconhece o que é exterior à sua jurisdição.  


Nenhum comentário: