O Caminho do Zen - Capítulo 2: As origens do Budismo - Aspectos Gerais

1. O Budismo, na china taoísta, bonachona e pragmática, tornou-se acessível aos mortais e às coisas cotidianas. 
1.1. Para o confuncionismo, é o homem que engrandece a verdade, não o contrário, por isto considerou a humanidade e o coração superiores à justiça ou qualquer idéia que inventemos. Isto influenciou o Budismo chinês.
2. Os homens passionais, mesmo guerreando por cobiça, são mais aptos para acordos do que os que guerreiam por princípios opostos, cegos pelo fanatismo. 
2.1. Verdadeiramente racional é pois, aquele que se comporta como humano, e não o que se isola da vida. 
3. Assim, em oposição ao budismo hindu e tibetano, o chinês diz que o despertar não é dévico nem espiritual, mas humano e palpável. 
4. Há o budismo cânon-pali meridional ou Theravada (indiano-nepalês), e o Mahayana ou setentrional, sânscrito-tibetano-chinês.
4.1. Há dificuldades de precisar a data das escrituras, e de sua origem oral, bem como de resgatar o léxico sânscrito.  

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