O Espírito e o Tempo - Capítulo 2 - Horizonte Agrícola: Animismo e Culto dos Ancestrais

  1. HORIZONTE AGRÍCOLA: ANIMISMO E CULTO DOS ANCESTRAIS
1.1  A racionalização anímica.
v  
O aumento da população e progressos como a domesticação de animais aprofundam a crença numa personalização que envolve a natureza: Terra mãe e Céu-pai, com a exceção do Egito.
v  
Os materialistas dizem que o homem humaniza para tornar o mundo racional, mas esta racionalização vem da experiência. Os povos conhecem os espíritos, e depois passam a elaborar inconscientemente seus mitos, que são deturpações da história. Do contato e do culto aos ancestrais, passa-se a atribui-los funções (deuses lares, manes, deuses locais)
1.2.  O exemplo egípcio.
v 
No Egito há deuses cósmicos e familiares: Osíris, Ísis e Hórus; Imhotep, Amenhotep, Bês. Imhotep, médico de Amenófis III, da 18a dinastia, começou como ancestral da família real, passa a entidade terapêutica, e chega a deus-cósmico. Entretanto, Bês continuou como entidade auxiliar.
v 
Os egípcios se mantiveram zoólatras: o escaravelho dos amuletos, o boi em Mênfis, o Íbis no Nilo, o crocodilo em Tebas, e do bode de Mendes no delta. A deusa Háter, igual e Ceres e Démeter, ora tem orelhas de vaca, ora chifres, bucrânio, e/ou com sistro. Hórus como falcão.
v 
A humanização dos deuses leva à hierarquização familiar, cuja forma é a tríade

1.3.  Os mitos agrários

1.31. O mito da ressureição.
v  
Quando os cristãos proclamam a ressureição de Cristo, os estudiosos sorriem com Osíris. Este aparace em forma de trigo e em forma fluvial. Ali, renasce como semente; aqui, como água que renova a terra estéril, pelos ritos de Ísis.
v  
A semelhança de Cristo com Osíris é dupla: a exigência de rito agrário para a salvação e para a ressureição. Além disso, Cristo supera os deuses romanos assim como Osíris supera os egípcios.
v  
O mito agrário nasce da analogia entre o ressurgimento do homem como espírito pelo mediunismo, com a ressureição do vegetal.
       1.32. O mito da Virgem.
v 
A mãe, nas mitologias, é a terra, que não se macula após o parto. Fecundada pelo céu, ela traz o messias, o deus-solar, que traz a luz, o sol e a vida após o inverno. Além disso, virgem é a primeira constelação que aparece após o solistício de inverno. Dela nasce o sol e continua virgem. Da messe, o messias.
       1.33. O mistério do pão e do vinho.
v  
O pão representa Démeter, a Terra, mãe dos cereais. O vinho é Baco ou Dionísio, da Alegria, vida, espírito. Comer o pão e beber o vinho é fecundar a terra pela água, a matéria pelo espírito.
v 
Os hebreus, ainda no horizonte agrícola, chegaram a Canaã e acharam uma civilização no Horizonte agrícola, de pastores, que já adquirira o animismo.
       1.34. Jeová, deus agrário.
v  
Jeová representa o conflito entre tribal e o universal, o familiar e o mitológico, o lar e o popular. Como deus tribal protege Israel, como universal quer estender suas leis. Como deus familiar é o de Abraão, Isac e Jacó, pastores, e como popular, dos descendentes. Como deus-lar, falava a Terá e Abraão em Ur, à revelia dos deuses caldeus; e como mitológico, declara “Eu sou o que Sou”.
v 
O sincretismo que estava nas orelhas de Hátor está na matança de Jeová; protege um povo, e se não exige sacrifícios humanos, quer animais e vegetais. Suas narinas, como Moloc, aspira o fumo dos sacrifícios. No templo de Jerusalém, como na Grécia, havia o local do sacrifício sangrento. Assim como Pitágoras, vegetariano, dava vegetais a Apolo, os hebreus também podiam oferecer a colheita.

v 
Dos sacrifícios humanos passou-se aos animais, depois aos vegetais, depois aos cilícios, às penitências, até os simples ritos. Muito haverá até o homem dar-se como Hóstia, a adorar em espírito e em verdade. Mas Jeová já dizia: Misericórdia, não sacrifício. O Deus do Antigo e do novo Testamento são o mesmo, diferido pelos horizontes. O Horizonte civilizado ainda tem signos agrários. 

Nenhum comentário: