A Grande Síntese (resumo) Capítulo 6: Monismo

1. “A finalidade desta viagem é dar ao homem nova consciência cósmica, que o faça sentir-se não apenas indestrutível e eterno, membro de uma humanidade que abarca todos os seres do universo, mas também representa uma força e desempenha um papel importante no funcionamento orgânico do próprio universo." 

2. "Viveis para conquistar uma consciência cada vez mais ampla. O homem, rei da vida no planeta Terra, conquistou uma consciência individual própria, que constitui prêmio e vitória. Agora está construindo outra mais vasta: a consciência coletiva que o organiza em unidades nacionais e se fundirá numa unidade espi­ri­tual ainda mais vasta, a humanidade. Eu, porém, lanço a se­mente de uma consciência universal, a única que vos pode dar a visão de todos os vossos deveres e direitos e poderá, perfeita­mente, guiar todas as vossas ações, além de solucionar todos os vossos porquês. "

3. "Partindo de vosso cognoscível científico humano, esse caminho também atingirá conclusões de ordem prática, indi­vidual e social. A exposição das leis da vida tem como objetivo ensinar-vos nor­mas mais completas de comportamento. Sabendo olhar no abismo de vosso destino, sabereis agir cada vez com mais elevação.”

Nenhum comentário: