A Grande Síntese (resumo) CAP 13 - NASC E MORTE DA MATÉRIA. CONCENTRAÇÃO DINÂMICA E DESAGREGAÇÃO ATÔMICA.

1. Pode definir-se a matéria como uma forma de energia, isto é, um modo de ser da substância, que nasce da energia por conden­sação ou por concentração e regressa por desagre­gação, após percorrer uma série evolutiva de formas que reencontram a unidade em reagru­pamentos coletivos. 

2. A matéria nasce, vive e morre, para renascer, reviver e tor­nar a morrer, tal como o homem, eternamente, descendo de b a g e voltando a b, quando o vórtice interior, por ter atingido o má­ximo de condensação dinâmica, não mais pode suportá-la e se quebra. Assistamos, então ao fenômeno da desagregação da maté­ria, chamaada radioatividade, própria dos corpos velhos, com peso atô­mico maior, seu máximo de condensação. Assim, o átomo repre­senta uma quantidade enorme, uma mina de energia conden­sada, que podemos libertar, perturbando o equilíbrio interno do. 

3. A condensação da energia em si mesma pode ser vista através do movimento, uma das mais simples manifestações energéticas, como aceleração. 

4. Velocidade é energia e é matéria, o denominador comum que dá passagem duma a outra. 

5. O calor é o rápido aumento de energia em movimento: é um aumento de ritmo, um acréscimo de individualidade, que se expressa fisicamente como aumento de volume. O calor do sol agita o planeta, e comunica-se por tudo, mas há bons e maus condutores. Todos, porém, são limitados: o homem busca transformar outras energias em movimento a ele aproveitável, como luz, som, mas há sempre uma perda, pois estamos em fase de evolução, ou seja, descentralização cinética, impulso que resiste à concentração. Mas, o movimento é um ciclo fechado em si mesmo: todo que é dado é recebido de volta, sob forma mais evoluída


Nenhum comentário: