O Caminho do Zen - Capítulo 1: A Filosofia do Tao - O I Ching

Muitos vêem no I Ching a fonte remota de taoísmo e do confucionsimo. Esta hipótese é polêmica.

Mas ele não é só divinatório, como se pensa hoje no Ocidente. É um livro de sabedoria, de metafísica, de filosofia. Reflete a estrutura ontológica do real.

Os hexagramas podem ser vistos nas coisas, como projeções nossas, tal qual apregoa na psicologia moderna o teste de Rorschach. Ou como Jung nos fala sobre os signos astrológicos que projetamos nas constelações do Zodíaco. 

Isto não é superstição, acusação que nos faria um adepto do Rorssach. É o mesmo mecanismo fundamental em ação, na sabedoria oriental antiga e na ciência ocidental moderna.

Nossas decisões pretensamente racionais se baseiam em dados selecionados como relevantes e acumulados. Mas, quem garante o que é importante, e não o seriam a forma de um casco? E quando a qtde., tão medida e valorizada pela ciência modera, seria bastante para nos dar o conhecimento da realidade? A informação mesma nos diria? Por que não julgar relevante a informação espontânea e imediata de uma configuração de hexagramas obtida por um ritual de sondagem do I Ching?

O método científico rigoroso só é possível em casos raros, como mote para decidir em ações não urgentes, ante dados mecânicos ou em ocasiões limitadas, e tudo isto tende a ser trivial. Isto implica pois, que grande parte de nossas grandes decisões dependem da visão periférica. 

Nenhum comentário: