A Grande Síntese (resumo) - CAP. 15- A EVOLUÇÃO DA MAT POR ESPÉCIEAS QUÍMICAS: O ÁTOMO DE HIDROGÊNIO

1. Se a análise espectral dos corpos celestes vos indica que luz e calor, estados di­nâmi­cós, estão em razão inversa do peso atômico, medida do es­tado físico, isto significa inversão de estados dinâmicos em físicos, ou seja, a matéria é inversão da energia e vive-versa. 

1.1. Essa inversão é passagem do indistinto ao distinto, do simples ao com­plexo; uma evolu­ção. 

1.2. Esse aumentar progressivo do peso atômico, parale­lo ao des­aparecer das fórmulas dinâmicas e à diferenciação das espé­cies químicas, corresponde ao con­ceito de con­densação, de substância-movimento, de massa-veloci­dade, que já expusemos. 

1.3. Desde as sutis for­mas pri­mordi­ais, dinâmicas, até às mais densas concen­trações de matéria — tal como as observais estabili­zadas em vosso sistema solar, já velho como a matéria, em que a fase g vi­veu e w existe agora em estado de b que vai para a — só se pode passar por evolu­ção

2. Se a continuidade é novo aspecto da Lei , essa continuidade tem paredes e vértices, nos quais o transformismo criou individuações nitidamente delineadas. 

2.1. Um artigo da Lei diz: “Na constituição de um corpo químico bem definido, os componentes entram sempre em relação bem determinada e constante”. O mesmo se aplica às reações e combinações.







Nenhum comentário: