A transcendência do ego (resumo) - Crítica à teoria kantiana da presença formal do Eu

3 Crítica de Brochard: Kant não deduziu a consciência empírica, à maneira neoplatônica

3,1 Nem de uma consciência superior

3,2 Nem de uma hiper-consciência constituinte

4 Consciência transcendental: apenas o conjunto de condições necessárias à existência da consciência empírica

4,1 Equívocos ao realizar (tornar real) o Eu Transcendental e sua consequência

4,11 Fazê-lo companheiro das representações empíricas da consciência, das consciências individuais

4,12 Julgar sobre o fato (a consciência empírica) e não sobre o direito (a consciência transcendental

4,13 Afirmar a unidade fática necessária da experiência

4,14 Afirmar a consciência transcendental como um inconsciente pré-empírico

5 Questões sobre a relação do Eu Penso (consciência transcendental) com as representações (consciências empíricas)

5,1 O Eu Penso de fato acompanha toda representação?

5,2 Se há uma representação A à qual ele depois passa a acompanhar, há uma modificação da estrutura desta?

5,3 O Eu Penso é necessariamente o princípio unificador das representações, ou estas é que devem estar sempre articuladas de modo que seja possível constatar um Eu Penso acerca destas representações?


5,4 Reformulação da terceira como questão de fato: o Eu encontrado na consciência é tornado possível pela unidade sintética das representações, ou ele é quem as unifica?

Nenhum comentário: