O poeta dórico Homero
relatou, em suas grandes obras – A Ilíada e a Odisséia, incidentes relativos a
guerras do período pré-dórico. Nestas guerras, a Civilização Creto-Micênica, um
povo marítimo, foi subjugado e vencido por povos nômades vindos do Norte. Não é
fortuito, portanto, que Homero cante os feitos dos deuses em meio a invasões,
guerras, traições, e outros eventos bem humanos.
Os deuses homéricos eram
como uma sociedade de nobres imortais que se respeitam. Os homens podem
adquirir e participar desta imortalidade dos deuses se levarem uma vida heróica,
deixando grandes feitos para a posteridade. Não estavam afastados, contudo, os
elementos religiosos da antiga civilização destruída, e assim, ao lado desses
deuses antropomórficos, quase-humanos, persistiram várias divindades naturais
ao modo antigo.
O caráter essencial desses
deuses guerreiros é a aretè, palavra
que designa a noção grega antiga de virtude, que não é a virtude moral cristã,
mas algo mais próximo da honra guerreira e demais valores aristocráticos. Havia
também uma outra noção de virtude, denominada hibrys, mais afeita ao sentido de qualidade rara, incomum, não
necessariamente humana: pode ser tanto a coragem de um guerreiro quanto a força
de um cavalo ou a visão da águia. Qualquer violação da aretè, ou seja, qualquer
desonra, instaura o conflito. Mas, acima de todas as querelas entre homens e
deuses, está o Destino, a equilibrar as vontades.
Os deuses não são
transcendentes ao homem, pois têm as mesmas inquietudes destes. Os sacrifícios
são para lhes agradar, e eles podem se envolver em guerras com os homens, ou
tomar partido nos conflitos humanos.
Além da morte, não há nada,
só a psichè humana a vagar errante no hades.
Ao contrário do que se
poderia pensar, a época áurea da Democracia Grega não é uma criação humana
baseada na imitação do cosmo, do mundo. Ao invés disso, o aperfeiçoamento da
visão de mundo do povo grego é que será fruto da organização política incomum
ali nascida. A cultura grega começa a atribuir à natureza a mesma ordem e lei
que existem em sua sociedade.
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