1. Profecias Hegelianas
1.1.
O Papel do Movimento Dialético
As
obras de Hegel são conhecidas por sua ampla sistematicidade. Porém, em Hegel, a
noção de sistema não deve ser vista
como uma mera forma extrínseca ou metódica de organizar uma matéria, mas como
expressão do próprio fenômeno em sua dinâmica interna. Há um sentido
lógico-conceptual, por exemplo, na sucessão das figuras Família, Sociedade Civil e Estado, no conjunto da sua Filosofia do Direito. Este sentido
lógico se chama Dialética.
Contudo,
estas diferentes figuras (gestalts)
não são expostas apenas no plano puramente abstrato: Hegel tem em vista
realidades históricas concretas. Mais do que isto: o próprio desenrolar da
trama histórica como ela se lhe apresenta (e, obviamente, como ele a
interpreta). Assim, a Sociedade Civil é pensada tanto em termos da estrutura
interna do movimento dialético do Espírito
Objetivo, quanto em confronto com a aguda percepção de Hegel a respeito da
Sociedade Moderna.
Neste
panorama, salta aos olhos algumas agudas teses hegelianas que, a pretexto de
descreverem logicamente os conceitos de Sociedade Civil e Estado, com
referência e diálogo com a realidade de seu tempo, lograram antecipar
configurações futuras destas duas realidades, com surpreendentes
correspondências com o que hoje se verifica.
Parte III: http://paragensfilosoficas.blogspot.com.br/2013/09/realismo-em-hegel-idealismo-em-marx_18.html
Parte III: http://paragensfilosoficas.blogspot.com.br/2013/09/realismo-em-hegel-idealismo-em-marx_18.html
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