As Razões de Aristóteles 1 - A ciência como hexis apodektike (hábito demonstrativo)

Enrico Berti inicia seu estudo magistral sobre “As Razões de Aristóteles” com um capítulo dedicado à Apodítica e à Dialética – duas maneiras de raciocinar estudadas minuciosamente pelo velho Estagirita. O primeiro item deste capítulo se dedica especificamente à “ciência apodítica”.

Berti recorda, de saída, a clássica definição aristotélica da ciência como hexis apodektikè. A palavra hexis é traduzida, pela maioria dos autores como hábito (prática reiterada) ou como disposição (tendência de agir). Berti opta traduzi-la por hábito. Por apodektike ele entende o adjetivo relativo ao substantivo apodeixeis (demonstração). Logo, hexis apodektikè significa, para ele, hábito demonstrativo.

Ao postular a ciência como hábito, Aristóteles consigna o caráter de repetição ou continuidade do labor científico, da práxis investigativa do cientista. É claro que, eventualmente, cada um de nós pode efetuar uma observação naturalista acertada, uma descoberta astronômica ou um inferência geométrica imediata. Todavia, para merecer o nome de cientista, há que se realizar estas condutas de maneira sistemática e permanente.

Por outro lado, a ciência não consiste em qualquer hábito. Nem mesmo em qualquer hábito cognitivo. 

A busca persistente por conhecimentos não torna ninguém cientista. Um ávido leitor pode passar a vida inteira acumulando informação sobre determinado campo do saber, sem que com isto ele se torne um homem de ciência.

Da mesma forma, o homem da praxis, como o médico comum, pode exercer o seu ofício terapêutico a vida toda, sem que as descobertas que ele faça o tornem um cientista da medicina.

Para Aristóteles, o hábito teórico que faz o cientista é o hábito de demonstrar. Demonstrar significa concluir a partir de princípios ou premissas, seja prospectivamente, retirando as conclusões implícitas em um conjunto de princípios ou premissas estabelecidas, seja provando a validade de uma hipótese pela sua vinculação dedutiva a um princípio já firmado como válido naquele campo de conhecimento.


Nenhum comentário: