Berti - As Razões de Aristóteles (Resumo) - Cap 4: O Método da Fil Prática - Parte 1: A intenção tipológica

A intenção tipológica

1. Física e metafísica são dialógicas, ao passo que a matemática é monológica, para Ari

2. Filosofia teorética deixa como está. A prática conhece a causa para transformar. Ciência legisladora. Conhece o tipo primordial, não desce ao detalhe. Ausência de exatidão ou rigor (akibes).

2.1. Mesma observação quanto à física, que também não deve ter a precisão da matemática, pois trata de realidades materiais.

3. Os bens são geralmente, não sempre, bons. Causam males a alguns.

4. Física e prática: entre a matemática precisa que convence, e a retórica exemplarista que persuade. Raciocínios prováveis

5. Física e filosofia política. Ambas requerem a experiência. Admoesta os jovens, que seguem as paixões, como imaturos para tal ciência. Diverge de Sócrates, para o qual conhecer o bem basta para praticá-lo.

6. Ari retoma a questão de platão: nosso caminho (hodos) parte dos princípios ou volta a eles? Distingue dois tipos de objetos do conhecimento: os que são para nós, e os na acepção absoluta. Partir do fato claro, para não ter que explica-lo, rumo aos inteligíveis, mas conhecíveis em absoluto, os princípios, ou por quês.

7. Na FP, que e por que, princípios para nós e por si, norma e justificação.

7.1. Para aristóteles, a educação (os hábitos), o quê, é mais importante que o por que, que sozinho não é suficiente para agir bem.

7.2. O conhecimento do que também influi na apreensão do P, conforme a sua amplitude. Experiencia como habito moral adquirido, não conhecimento exterior.

8. Felicidade como exercício da função própria (oikpeion ergon), do homem.

9. Tarefa da FP: esboçar o primeiro esquema (hypotyposai), para após precisar os detalhes. Qualquer um pode acrescentar o que falta. A falta de akribeion não elide a fundação racional do discurso filosófico.

10. Ari talvez visse a matemática como saber completo e perfeito. Daí aproximar física, metafísica e filosofia pratica Às artes, techne, aperfeiçoáveis (embora não radicalmente, por já possuírem o esboço).


11. Três tipos de Princípios: advindos da indução ou epagogé (matemáticos), os da sensação (físico) e os do hábito (filosofia prática). Indução como ensino introdução, por um mestre, por exemplos. 

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